EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • TISCIANA SANDRA MELO LIMA UNIVERSIDADE TIRADENTES https://orcid.org/0000-0001-7582-5881
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Universidade Tiradentes
  • Andrea Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Legislação.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama histórico sobre a evolução do conceito de Educação Inclusiva incutido nos diversos documentos que disciplinam essa temática, bem como a formação docente. O trabalho lança mão de estudos bibliográficos que discutem a Educação Especial na perspectiva da inclusão e os desafios de atender alunos com deficiência no ensino regular, sobretudo nos ensinamentos de Almeida (2007), Mantoan (2003) e Nóvoa (2002), e, com essas bases, as considerações aqui debatidas conduzem à reflexão sobre as possibilidades que uma formação docente, aliada com a perspectiva da Educação Inclusiva, podem trazer para o desenvolvimento de um trabalho educativo que contribua com mais eficácia para a efetivação da inclusão escolar como uma proposta ancorada numa educação de qualidade para todos.

 

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Biografia do Autor

TISCIANA SANDRA MELO LIMA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda em Educação pelo PPED/UNIT. Pós-graduada nos cursos de Magistério Superior pela Universidade Tiradentes e em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Jardins. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2003). Professora de Educação Infantil desde 2004 da Prefeitura Municipal de Japaratuba/SE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Educação infantil e fundamental. Membro do GPDACC/UNIT.

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Universidade Tiradentes

É Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes em Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), Psicopedagogia Clínica e Institucional (FSLF), Atendimento Educacional Especializado (AEE- FAVENI), Alfabetização e Letramento (FAVENI) e Libras (FAVENI). Graduada em Letras-Português /Espanhol pela Universidade Tiradentes (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Técnica em Turismo (CEFET/SE). Atualmente é professora concursada - Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Aracaju/SE e Professora substituta de Espanhol pela Secretaria Estadual em Educação. Tem experiência na área de Letras- Português /Espanhol; Turismo; Pedagogia e Psicopedagogia Clínica/ Institucional e Didática e Metodologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de espanhol; O lúdico; Aprendizagem colaborativa; Educação inclusiva; TDIC e Formação de educadores. Membro dos Grupos de Pesquisa GPETEC (UNIT) e APOGEU (UFS).

 

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha (2019). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes na linha de Pesquisa Educação e Formação Docente. Foi Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Tiradentes em Sergipe, exerceu a função de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância - UNIT. Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Tiradentes no período 2012 a 2014. Atualmente é Gerente de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação de IES, Currículo atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Educação, Políticas Públicas na Educação, Avaliação Institucional e Formação Docente. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Contemporaneidade (GPETEC).

Referências

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

MELO LIMA, T. S., Silva de Oliveira, A. S., & Ferreira Nunes, A. K. (2021). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14815

Edição

Seção

GT 7 - Educação, Comunicação e Práticas Inclusivas