A INFLUÊNCIA DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS: MODIFICANDO O DESEMPENHO DO SUJEITO E DOS SABERES EDUCACIONAIS.

Autores

Palavras-chave:

Dispositivos Digitais. Educação. Ensino. Indivíduo. WhatsApp.

Resumo

RESUMO

 

O texto tem como intuito discutir no campo educacional e social a presença da cultura digital e dos dispositivos midiáticos, como os mesmos passam a influenciar no ensino e na construção do indivíduo diante do compartilhamento diário de informações, através do aplicativo WhatsApp muito presente na vida cotidiana dos sujeitos, que pode proporcionar o desenvolvimento de algumas habilidades como: orais, escritas e lexicais. A problemática central constitui-se: Como o sujeito se comporta diante dos anseios em que a nova realidade virtual o envolve? A metodologia foi construída por uma pesquisa descritiva com base no estado da arte, a partir do posicionamento de autores como: Buckingham (2010) Foucault (2009), Han (2018) e Kenski (2012). Concluindo, que ao utilizar os recursos digitais é necessário ter liberdade e criticidade, elegendo cada um a partir da capacidade de ampliação das concepções de mundo e dos saberes educacionais, visando o crescimento do indivíduo como profissional e no âmbito social.     

 

PALAVRAS-CHAVE: Dispositivos Digitais. Educação. Ensino. Indivíduo. WhatsApp

 

ABSTRACT

 

The text aims to discuss in the educational and social field the presence of digital culture and media devices, how they come to influence the teaching and construction of the individual in the daily sharing of information, through the application WhatsApp very present in the daily life of the subjects, which can provide the development of some skills such as oral, written and lexical. The central problem is constituted: How does the subject behave in the face of the desires in which the new virtual reality involves him/her? The methodology was built by a descriptive research based on the state of the art, from the positioning of authors such as: Buckingham (2010) Foucault (2009), Han (2018) and Kenski (2012). In conclusion, when using digital resources it is necessary to have freedom and criticality, choosing each one from the capacity to expand world conceptions and educational knowledge, aiming at the growth of the individual as a professional and in the social field.     

 

KEYWORDS: Digital Devices. Education. Teaching. Individual. WhatsApp. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floriano Euclides Gomes da Silva, Unit

Licenciado em Letras Português/Espanhol

Mestrando em Educação

Mariana Pícaro Cerigatto, Unit

Jornalista, mestre em Televisão Digital pela Unesp e doutora em Ciência da Informação também pela Unesp. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

Referências

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital: Educação Midiática e o lugar da Escolarização. Educação & Realidade, vol. 35, núm. 3, septiembre- diciembre, 2010, pp. 37-58. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3172/317227078004.pdf Acesso em: 01 dez. 2020.

FOUCUALT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFYS, Hubert & RABINOW, Paul. Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 273-295, 2009.

FOUCAULT, Michel. Poder - Corpo. In: Microfísica do poder. 2. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. Sobre a História da sexualidade. In: _____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000. p. 243 – 27.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Editora Âyiné Âyiné. Belo Horizonte, 2018.

HAN, Byung-Chul, No Enxame: Reflexões Sobre o Digital. Lisboa, Relógios D’Águas Editores, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

KOCHHANN, Andréa et al. O uso do whatsapp como possibilidade de aprendizagem: uma experiência no ensino superior. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/5493-Texto%20do%20artigo-15988-1-10-20160108.pdf. Acesso em: 24 dez. 2020.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M. ; MASETTO, M. ; BEHRENS, M.. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14 ed. São Paulo: Papirus, p. 11-66, 2008.

PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Editus – Edufba, 2017.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da Cultura das Mídias À Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. Coleção Comunicação.

SERRES, Michael, Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos – Rio de Janeiro; Editora Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

da Silva, F. E. G., & Cerigatto, M. P. (2021). A INFLUÊNCIA DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS: MODIFICANDO O DESEMPENHO DO SUJEITO E DOS SABERES EDUCACIONAIS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14814

Edição

Seção

GT 2 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias