ALTERIDADE E AUTORITARISMO EM PAULO FREIRE

Autores

  • Douglas Eduardo Bueno IFSP birigui

Resumo

A presente pesquisa deseja contribuir no debate de um dos temas emergentes em nossos dias, que tem a ver com a configuração do autoritarismo no contexto escolar contrastando com a relação professor-aluno quando esta é pautada pelo reconhecimento e pela valorização da alteridade. Partindo das orientações metodológicas da pesquisa qualitativa, sintetizamos nosso problema de pesquisa nos seguintes termos: Quais os sentidos do autoritarismo e da alteridade em Paulo Freire e suas possíveis contribuições à formação escolar? Por meio dessa questão, visamos compreender os conceitos de autoritarismo e alteridade no contexto escolar, e seus efeitos na formação escolar, por meio da análise das obras Pedagogia da Autonomia, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia dos sonhos possíveis, de Paulo Freire.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Bueno, D. E. (2021). ALTERIDADE E AUTORITARISMO EM PAULO FREIRE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14813

Edição

Seção

GT 2 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias