O CONHECIMENTO MODERNO ESTRUTURAL: ENCONTRO DA PÓS-MODERNIDADE COM EPISTEMOLOGIAS “OUTRAS”

Autores

  • Rafaela Matos de Santana Cruz
  • Ilka Miglio de Mesquita

Palavras-chave:

Conhecimento. Modernidade. Pós-modernidade.

Resumo

Este texto é fruto dos encontros e desencontros de leituras feitas de um recorte teórico desde a modernidade até a pós- modernidade, as quais terce, como objetivo analisar alguns teóricos e suas teorias ou teorização na modernidade epistemológica e na pós-moderna, que estabeleceram o uso da razão como ferramenta de formulação de conhecimento científico, ou para muitos a busca da verdade cientifica. Além de estabelecer o entendimento do porquê, as teorias da pós-modernidade lançam uma crítica a estes paradigmas modernos sobre as verdades do conhecimento científico. Embasado em uma pesquisa qualitativa, estabelecerei conversação e apresentarei autores da modernidade e da contemporaneidade e seus estudos, eles são: René Descartes (2007), John Locke (2012), Emmanuel Kant (1999), Marx (2005) e da contemporaneidade dialogarei com Michel Foucault (2001) em diálogo com Nietzsche e alguns outros autores latinos americanos que trazem conceitos e teorias, fazendo críticas e utilizações de epistemologias outras. Portanto, ecoaram diálogos com autores que estabeleceram verdades a conhecimento científico, como também autores que faz uso de epistemologias outras como forma de conhecimento.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

de Santana Cruz, R. M., & de Mesquita, I. M. (2021). O CONHECIMENTO MODERNO ESTRUTURAL: ENCONTRO DA PÓS-MODERNIDADE COM EPISTEMOLOGIAS “OUTRAS”. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14812

Edição

Seção

GT 2 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias