SIGNIFICAÇÕES E RESIGNIFICAÇÕES DOS MEMES DE NARUTO EM PERÍODO DE PANDEMIA NO INSTAGRAM

Autores

  • Marisete Augusta da Cruz Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes
  • Naldson Gome de Santana Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe-FANESE

Palavras-chave:

Animê/mangá Naruto, Educação Significativa.

Resumo

O artigo procura analisar o animê/mangá “Naruto”, sua capacidade de engendrar significações e ressignificações ao entrelaçar-se com o gênero meme, proveniente do Instagram, no auxílio a aprendizagem voltada a saúde em período de pandemia; devido a sua dinâmica fluida, adaptativa e transformadora que direciona seus seguidores à informação, à diversão, à ironia, à crítica, à orientação e à mudança comportamental através do Instagram.   Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa com o intuito de perceber e analisar o animê/mangá Naruto como mediador de significados múltiplos; com aporte teórico de autores como Ausubel (1982), Hall (2003), Han (2019), Lipovestsky (2008), Martin-Barbeiro (2006) e outros; além de memes coletados de perfis do Instagram no período de setembro a novembro de 2020.

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Biografia do Autor

Marisete Augusta da Cruz, Universidade Tiradentes

Educadora Social

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Cruz, M. A. da, Linhares, R. N., & Santana, N. G. de. (2021). SIGNIFICAÇÕES E RESIGNIFICAÇÕES DOS MEMES DE NARUTO EM PERÍODO DE PANDEMIA NO INSTAGRAM. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14809

Edição

Seção

GT 2 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias