UM BREVE RELATO HISTÓRICO DO ENSINO DE LIBRAS NO BRASIL

Autores

  • Zaiane dos Santos Souza Farias Universidade federal de sergipe
  • Elisson Souza de São José Universidade Federal de Sergipe Universidade Tiradentes
  • Alisson dos Santos Farias Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

LIBRAS, Ensino, Surdo

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade discutir sobre fatos ocorridos no decorrer da história no que diz respeito à comunidade surda e ao ensino de LIBRAS no Brasil. Para abordagem do tema foi realizado um levantamento bibliográfico entre artigos científicos, periódicos, leis, documentos e livros que tratam da trajetória percorrida pelos indivíduos surdos em diversos períodos da história aos quais podemos relatar: idade antiga, média e moderna, chegando até os dias atuais nos mais diversos lugares do  mundo. A história mostra uma luta os indivíduos surdos em busca de seus direitos que nem sequer existiam. As conquistas foram gradativa e a passos lento. É verdade que ainda falta um longo caminho a percorrer, Portanto, o artigo tem o propósito de trazer inquietações para os indivíduos que fazem parte da comunidade surda ou que se interessam pela temática, a fim de promover incentivo em pesquisas vindouras na área e sobretudo despertar um novo olhar acerca do indivíduo surdo, da sua capacidade  e da sua importância dentro da sociedade. Esse estudo fundamenta-se nos principais intelectuais os quais podemos citar: Strobel, Perlin, Rocha, Skiliar, entre outros.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Farias, Z. dos S. S., de São José, E. S., & Farias, A. dos S. (2021). UM BREVE RELATO HISTÓRICO DO ENSINO DE LIBRAS NO BRASIL. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14805

Edição

Seção

GT 7 - Educação, Comunicação e Práticas Inclusivas