PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PROGRAMA GIRA MUNDO: UMA BREVE REVISÃO

Autores

Palavras-chave:

Programa Gira Mundo, Paraíba, Política Pública, Formação Continuada de Professores

Resumo

O programa Gira Mundo, política pública paraibana voltada à formação continuada de professores por meio de intercâmbio, completou cinco anos de vigência, sendo desejável avaliar os principais resultados dessa política do ponto de vista da comunidade acadêmica, lócus de análises críticas e conceitualmente fundamentadas. É objetivo, do presente artigo, analisar trabalhos sobre esse programa, destacando contribuições sobre o tema e contextualizando as produções apresentadas, tendo como recorte os trabalhos relacionados à formação de professores. A metodologia adotada foi uma revisão integrativa da literatura em base de dados. Embora ainda seja cedo para tecer conclusões sobre a eficácia desta política educacional, os resultados parciais mostram-se promissores tanto do ponto de vista da experiência de docentes e discentes quanto da compatibilidade do programa com teorias e legislação educacionais atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rocha de Oliveira, Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO

Arquiteta e Urbanista (UFPB, 2011), mestre em preservação do patrimônio cultural (IPHAN, 2015), com atuação em órgão de preservação do patrimônio paraibano (IPHAEP, 2011-2013/2015), na Rede Paulista de Educação Patrimonial (2016), na prefeitura de Natal (2016) e na Educação Superior (curso de arquitetura e urbanismo, desde 2017). Estudante de especialização em Educação no Ensino Superior (2020-atual) e pesquisadora em diversos temas relacionados a Políticas Públicas, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio e Decolonialidade e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4116964397463443

Referências

COTRIM GUIMARÃES, I. M. A.; D’ANDREA, A. F.; OUVERNEY-KING, J. R. Formação docente para as escolas cidadãs da Paraíba: contribuições do programa Gira Mundo Finlândia. REVES - Revista Relações Sociais, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 0182-0193, 2018. DOI: 10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173>. Acesso em: 15 jan. 2021.

DOURADO, Marta T. de F.; VITAL, Adriana de F. M. Promoção da Sustentabilidade escolar num projeto exitoso do Programa Gira Mundo Israel. ANAIS... I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade (CONIMAS); II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido (CONIDIS), Editora Realize (publicação digital), 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conimas-e-conidis/2019/TRABALHO_EV133_MD4_SA35_ID1638_28102019163501.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

FARIAS, Ezequiel S. B. Práticas pedagógicas do deserto israelense: relatos de vivências e experiências na introdição de metodologias da Educação Ambiental. Revista Gira Mundo, v. 5, no. 10, 2018. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2646/1720>. Acesso em: 15 jan. 2021.

FERREIRA, Jessica K. S.; SILVA, Ramon F. N. da. Gira Mundo Finlândia: um relato de experiência sobre a aprendizagem baseada em problemas e o uso das tecnologias digitais. ANAIS... IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Editora Realize (publicação digital), 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1638_17102017000519.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

OUVERNEY-KING, Jamylle R.; SOUZA, José L. A. de M. e; MEDEIROS, Francisco P. A. de. O Programa Gira Mundo Finlândia - formação e (re)significação do trabalho docente através da internacionalização. ANAIS... VII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade (SITRE), Belo Horizonte, 2018. Disponível em: <https://sitre2018.appos.org.br/wp-content/uploads/2017/08/GT17-%E2%80%93-Trabalho-forma%C3%A7%C3%A3o-e-profissionaliza%C3%A7%C3%A3o-docente.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

OUVERNEY-KING, J. R.; SOUZA, J. L. A. de M. Mapeando o programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais. Revista Gira Mundo, v. 5, no. 10, 2018. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527/1717>. Acesso em: 15 jan. 2021.

QUEIROZ, Ivandro B. De. Gira Mundo 2017: para além de uma experiência pedagógica e cultural. Revista Gira Mundo, v. 5, no. 10, 2018. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2640/1719>. Acesso em: 15 jan. 2021.

RAMOS, Ana T. da S. Vivências e desafios do agir docente: questões para formação continuada à luz do interacionismo sociodiscursivo. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18306>. Acesso em: 15 jan. 2021.

SANTOS, Mayara M. H.; D’ANDREA, Alexandre F. Metodologia ativa e ferramentas digitais: facilitadores de uma aprendizagem significativa. ANAIS... V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Editora Realize (publicação digital), 2018. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3703_17092018175513.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

SILVA, Euda M. O. da; VITAL, Adriana de F. M. Fomentando a sustentabilidade na escola com os canteiros alternativos e agroecologia: proposta vencedora do programa Gira Mundo Israel. ANAIS... I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade (CONIMAS); II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido (CONIDIS), Editora Realize (publicação digital), 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conimas-e-conidis/2019/TRABALHO_EV133_MD1_SA43_ID1530_04102019163915.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

SILVA, Ketlen O. E. da. Sala de aula invertida: relato de experiência de tutoria do programa de intercâmbio internacional “Gira Mundo” na Paraíba. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística e Ensino) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9158>. Acesso em: 15 jan. 2021.

SILVA, Ronilson F. da. O programa Gira Mundo: como a edição finlandesa pode ajudar a ressignificar as práticas no ensino de geografia no estado da Paraíba. Revista Gira Mundo, v. 5, no. 10, 2018. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2479/1718>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Oliveira, F. R. de. (2021). PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PROGRAMA GIRA MUNDO: UMA BREVE REVISÃO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14804

Edição

Seção

GT 1 - Educação, Comunicação e Políticas Públicas