REFLEXÕES SOBRE AS BARREIRAS DE ACESSO AO ENSINO EMERGENCIAL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Mara Dantas Pereira, Joilson Pereira da Silva

Resumo


O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre as barreiras de acesso ao ensino emergencial em tempos pandêmicos. Metodologicamente o trabalho adota os moldes de ensaio teórico, fundamentando-se em uma revisão bibliográfica com base na literatura nacional e internacional. Do estudo empreendido, é possível constatar que existem muitos obstáculos para a realização das aulas remotas emergenciais, pois diversos fatores como desigualdade social e a ausência de investimento do poder público em capacitação para professores com tecnologia utilizada para a Educação a Distância (EaD), estão entre os problemas do “novo normal”. Sendo assim, a pandemia revelou dificuldades que já existiam no sistema educacional brasileiro, dado que eram desprezadas por grande parte da sociedade e também pelos órgãos responsáveis pela Educação no país. Conclui-se que para entender este momento, é preciso iniciar discussões que afligem o cenário da Educação há décadas. Como também ressignificar o processo de inserção escolar que sempre foi nítido pelas profundas desigualdades e interesses demonstrados para além do verdadeiro sentido da Educação que é um ensino democrático.


Palavras-chave


Educação à distância; Covid-19; Desigualdade de Acesso à Internet.

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