AS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS COMO DISPOSITIVOS EFICAZES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Sandra Arnaldo de Amorim Lima Universidade Tiradentes
  • José Daniel Vieira Santos Universidade Tiradentes
  • Alexandre Meneses Chagas Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Tecnologias Digitais. Mídias Digitais.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre a Educação Inclusiva e a importância do uso das tecnologias e mídias digitais como dispositivos eficazes na garantia do direito de todos à educação. O estudo fundamenta-se em autores como Kenski (2008; 2012), Lipovestsky e Gilles (2011), Mitter (2003), Gonnet (2004) entre outros pesquisadores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Foi identificada a urgente necessidade, do alinhamento do plano pedagógico da escola a Educação Inclusiva na sua prática, com engajamento não somente de professores e equipe pedagógica, mas das famílias e das comunidades. Além disso, deve haver investimentos financeiros nestes espaços escolares para mudanças de ordem estruturais e aquisição de novos recursos tecnológicos, manutenção destes equipamentos tecnológicos, treinamento de funcionários, entre outros. Contudo, tendo como a maior de todas as mudanças, a evolução da sociedade brasileira para a inclusão e para a diversidade.

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Biografia do Autor

Sandra Arnaldo de Amorim Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação PPDE pela Universidade Tiradentes/SE, Pedagoga (UNIT/SE) e Graduada em Letras Português/Espanhol (UNIT/SE). Especialista em Libras (FSLF), Educação Especial e Inclusiva (FPIOX), Professora da SEED/SE , Professora da Prefeitura Municipal de Laranjeiras/SE, membro do Núpita (UFS). E-mail: sandy.pedago@yahoo.com.br

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Lima, S. A. de A., Santos, J. D. V., & Chagas, A. M. (2021). AS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS COMO DISPOSITIVOS EFICAZES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14799

Edição

Seção

GT 7 - Educação, Comunicação e Práticas Inclusivas