OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE BARÃO DO TRIUNFO/RS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projeto, Lixo Zero, Competências

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um projeto escolar e suas contribuições para o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular previstas para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, baseada em um estudo de caso em que se investiga o planejamento e desenvolvimento do Projeto Lixo Zero. Neste artigo considerou-se a bibliografia que versa sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos, as percepções docentes e discentes sobre o projeto e as produções estudantis. Como resultado, constatou-se que o projeto escolar contribuiu na construção das competências e que as ações dos estudantes repercutiram positivamente na sociedade.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli Antunes, Universidad de la Empresa

Mestranda em Educação no Programa de Formación Avanzada en Educación/Faculdad de Ciencias de la Educación (UDE/UY); especialista em Mídias na Educação (UFRGS); Coordenadora pedagógica da E.E.E.M. José Joaquim de Andrade (SEDUC/RS)

Referências

ANTUNES, Maria Tanise R. B. GAF.Educação: Um estudo sobre a construção e o uso de um aplicativo educacional. Anais XXVII Ciclo de Palestras sobre novas tecnologias na educação, nov. 2019. p 36 – 45. Porto Alegre: CINTED/UFRGS, 2019.

__________. O uso das tecnologias de comunicação e informação na Pedagogia de Projetos para a correção do fluxo escolar. In: Formar in la diversidade: reflexiones y acciones. ACEVEDO, Fernando; NOSSAR, Karina; VIERA, Patricia. [Editores] p. 137 -148. Rivera, UY: Tradinco, 2018.

__________. Uma rede de fio e furos. In: Educação em tempos de pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível [recurso eletrônico]. 1 ed. p. 73-76. RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza; SOUSA, Clara Maria Miranda de.; LIMA, Emanoela Souza. Petrolina, PE: UNIVASF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

_________. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Brasil: Senado Federal, 2017.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Tradução Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2015.

DEMO, Pedro. Educação hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

__________. Educação e mudança. Tradução Lilian Lopes Martin. 38 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MINAYO, M. C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Rio de Janeiro (Brasil): Vozes, 2002.

MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. rev. e atual. 6 Reimpressão. Campinas – SP: Papirus, 2017.

MORAN, José M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. 7 Reimpressão. Campinas – SP: Papirus, 2017.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre, Brasil: Artmed, 2000.

_________. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Tradução: Laura Solange Pereira. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.

PRADO, Maria E B. B. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. (pp. 11-17). In ALMEIDA, M. E. B. Almeida; MORAN. José M. (Org.) Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, Seed.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Raphaelli Bosquerolli Antunes, M. T. (2021). OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE BARÃO DO TRIUNFO/RS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14793

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania