Educomunicação para o diálogo de autonomia na mediação das práticas educativas e ações museológicas
Palavras-chave:
Autonomia, diálogo, educomunicação, museu, sociedade.Resumo
As práticas de ensino-aprendizagem nas tecnologias digitais potencializam a formação do processo de autonomia e protagonismo do educando. O espaço virtualizado de comunicação e informação ampliou a ambiência da sala, permitindo a criatividade na produção do conhecimento, inclusive para as práticas dialógicas da educomunicação no contexto educativo. O objetivo central desse trabalho é compreender a importância da educomunicação para a criação de espaços formais e informais de aprendizagem, numa relação dialógica entre o educando e o seu entorno social, sob a mediação dos acervos materiais e imateriais dos museus. De forma específica, a pesquisa busca evidenciar a função social do museu da Gente Sergipana na preservação da biografia José Martins Ribeiro Nunes, o “Zé Peixe”, para a interconexão das práticas e experiências de aprender fora da ambiência escolar. Aplicando-se a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico e descritivo, buscou-se compreender o objeto central do tema proposto como uma condição permanente da sociedade como preservação da memória e história. Alcançou-se a conclusão de que, com o enfoque na educomunicação como um campo teórico-prático para produção de conteúdo educativo, interligado às ações museológicas, é possível enriquecer a interrelação comunicacional existente entre o educando e a sua realidade no cenário digital, promovendo espaços de significações e legitimidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Raquel. 80 anos, Zé Peixe/Prático – uma profissão de coragem. 2007. Infonet. Disponível em: <https://infonet.com.br/noticias/cidade/80-anos-ze-peixe-pratico-uma-profissao-de-coragem/>. Acesso em: 20 dez. 2021.
BINDO, Márcia. Zé Peixe. Recanto das Letras. 1997. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/427348>. Acesso em: 20 dez. 2021.
FIGURELLI, Gabriela Ramos. Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS. Unirio. MAST. vol. 4. n 2. 2011. Disponível em:<http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/208/169>. Acesso em: 20 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018.
GARÓFALO, Débora. Educomunicação: o que é e como usar na sua aula. Nova Escola. 2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/18177/educomunicacao-o-que-e-e-como-usar-na-sua-aula>. Acesso: 23 jan. 2021.
JACKSON BARRETO inaugura escultura de Zé Peixe no Museu da Gente Sergipana. Instituto Marcelo Déda (IMD). 2013. Disponível em: <http://www.institutomarcelodeda.com.br/jackson-barreto-inaugura-escultura-de-ze-peixe-no-museu-da-gente-sergipana/>. Acesso em: 22 jan. 2021.
LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses. Aprendizagem no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.
MUNIZ, Raquel. Importância dos museus para a preservação da cultura. Hoje em Dia. 2018. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/raquel-muniz-1.456804/import%C3%A2ncia-dos-museus-para-a-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-cultura-1.625767>. Acesso em: 23 Jan 2021.
MUSEU DA GENTE SERGIPANA homenageia Zé Peixe. Infonet. 2013. Disponível em: <https://infonet.com.br/noticias/cultura/museu-da-gente-sergipana-homenageia-ze-peixe/>. Acesso em: 20 jan. 2021.
SANTANA, Cristiane Batista. (De)legando o futuro: mediações e educomunicação nas relações entre museus e públicos. Dissertação. 2016. Universidade de São Paulo (USP). 213. p. São Paulo. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-20022017-144925/publico/CRISTIANEBATISTASANTANAVC.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.
SERGIPE. Governo do Estado de Sergipe. Secretaria Especial da Cultura. Museu da Gente Sergipana. Disponível em: <http://www.museudagentesergipana.com.br/>. Acesso em 20 jan. 2021.
________. _________________________. _______________________. História de Zé peixe encanta crianças e adultos no Museu da Gente Sergipana. Disponível em: <https://www.se.gov.br/noticias/Desenvolvimento/historia-de-ze-peixe-encanta-criancas-e-adultos-no-museu-da-gente-sergipana>. Acesso em 20 jan. 2021.
SOTO, Moana. Os Museus e a Sociedade em Rede. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS. Unirio. MAST. v.3 n.1. jan/jun.2010. Disponível em: <http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/65/109>. Acesso em 20 jan. 2021.