Educomunicação para o diálogo de autonomia na mediação das práticas educativas e ações museológicas

MARLTON FONTES MOTA, Luciano Mesquita Lobo Junior

Resumo


As práticas de ensino-aprendizagem nas tecnologias digitais potencializam a formação do processo de autonomia e protagonismo do educando. O espaço virtualizado de comunicação e informação ampliou a ambiência da sala, permitindo a criatividade na produção do conhecimento, inclusive para as práticas dialógicas da educomunicação no contexto educativo. O objetivo central desse trabalho é compreender a importância da educomunicação para a criação de espaços formais e informais de aprendizagem, numa relação dialógica entre o educando e o seu entorno social, sob a mediação dos acervos materiais e imateriais dos museus. De forma específica, a pesquisa busca evidenciar a função social do museu da Gente Sergipana na preservação da biografia José Martins Ribeiro Nunes, o “Zé Peixe”, para a interconexão das práticas e experiências de aprender fora da ambiência escolar. Aplicando-se a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico e descritivo, buscou-se compreender o objeto central do tema proposto como uma condição permanente da sociedade como preservação da memória e história. Alcançou-se a conclusão de que, com o enfoque na educomunicação como um campo teórico-prático para produção de conteúdo educativo, interligado às ações museológicas, é possível enriquecer a interrelação comunicacional existente entre o educando e a sua realidade no cenário digital, promovendo espaços de significações e legitimidade.


Palavras-chave


Autonomia; diálogo; educomunicação; museu; sociedade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Raquel. 80 anos, Zé Peixe/Prático – uma profissão de coragem. 2007. Infonet. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2021.

BINDO, Márcia. Zé Peixe. Recanto das Letras. 1997. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2021.

FIGURELLI, Gabriela Ramos. Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS. Unirio. MAST. vol. 4. n 2. 2011. Disponível em:. Acesso em: 20 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018.

GARÓFALO, Débora. Educomunicação: o que é e como usar na sua aula. Nova Escola. 2019. Disponível em: . Acesso: 23 jan. 2021.

JACKSON BARRETO inaugura escultura de Zé Peixe no Museu da Gente Sergipana. Instituto Marcelo Déda (IMD). 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2021.

LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses. Aprendizagem no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.

MUNIZ, Raquel. Importância dos museus para a preservação da cultura. Hoje em Dia. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 Jan 2021.

MUSEU DA GENTE SERGIPANA homenageia Zé Peixe. Infonet. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2021.

SANTANA, Cristiane Batista. (De)legando o futuro: mediações e educomunicação nas relações entre museus e públicos. Dissertação. 2016. Universidade de São Paulo (USP). 213. p. São Paulo. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-20022017-144925/publico/CRISTIANEBATISTASANTANAVC.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.

SERGIPE. Governo do Estado de Sergipe. Secretaria Especial da Cultura. Museu da Gente Sergipana. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2021.

________. _________________________. _______________________. História de Zé peixe encanta crianças e adultos no Museu da Gente Sergipana. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2021.

SOTO, Moana. Os Museus e a Sociedade em Rede. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS. Unirio. MAST. v.3 n.1. jan/jun.2010. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.