Educomunicação para o diálogo de autonomia na mediação das práticas educativas e ações museológicas

Autores

  • MARLTON FONTES MOTA UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Luciano Mesquita Lobo Junior

Palavras-chave:

Autonomia, diálogo, educomunicação, museu, sociedade.

Resumo

As práticas de ensino-aprendizagem nas tecnologias digitais potencializam a formação do processo de autonomia e protagonismo do educando. O espaço virtualizado de comunicação e informação ampliou a ambiência da sala, permitindo a criatividade na produção do conhecimento, inclusive para as práticas dialógicas da educomunicação no contexto educativo. O objetivo central desse trabalho é compreender a importância da educomunicação para a criação de espaços formais e informais de aprendizagem, numa relação dialógica entre o educando e o seu entorno social, sob a mediação dos acervos materiais e imateriais dos museus. De forma específica, a pesquisa busca evidenciar a função social do museu da Gente Sergipana na preservação da biografia José Martins Ribeiro Nunes, o “Zé Peixe”, para a interconexão das práticas e experiências de aprender fora da ambiência escolar. Aplicando-se a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico e descritivo, buscou-se compreender o objeto central do tema proposto como uma condição permanente da sociedade como preservação da memória e história. Alcançou-se a conclusão de que, com o enfoque na educomunicação como um campo teórico-prático para produção de conteúdo educativo, interligado às ações museológicas, é possível enriquecer a interrelação comunicacional existente entre o educando e a sua realidade no cenário digital, promovendo espaços de significações e legitimidade.

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Biografia do Autor

MARLTON FONTES MOTA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutorando em Educação PPDE-Unit; Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), Especialista em Direito Processual Civil pela Associação Educacional Unyahna-BA e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes-SE. Atualmente é professor da Graduação e da Pós Graduação do Curso de Direito da Universidade Tiradentes-SE.

Luciano Mesquita Lobo Junior

Especialização em GESTÃO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS SOCIAIS pela FACULDADE SERIGY, Brasil(2013)
Professor/Educador do INSTITUTO LUCIANO BARRETO JUNIOR , Brasil

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

MOTA, M. F., & Lobo Junior, L. M. (2021). Educomunicação para o diálogo de autonomia na mediação das práticas educativas e ações museológicas. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14790

Edição

Seção

GT 9 - Educomunicação e Práticas Sociais