Debatendo letramentos emergentes, cibercultura e desinformação

Autores

Palavras-chave:

Letramentos, Cibercultura, Desinformação, Informação

Resumo

Destaca a imersão das informações em diferentes mídias, formatos e linguagens, apontando que para auxiliar ‘docentesdiscentes’ de meios para lidar com esta gama de informações de maneira eficaz, faz-se necessário propostas que levem em conta a evolução dos suportes e dos mecanismos de utilização das informações. O artigo busca refletir sobre as diferentes formas de letramento que se interligam produzindo conhecimento na cibercultura. Apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de pós-graduação em uma universidade pública na periferia que adota a bricolagem metodológica da multirrefencialidade e a abordagem das pesquisas com os cotidianos. A abordagem do texto é teórica e reflete sobre as ponderações trazidas através do levantamento do referencial teórico e as interações com praticantes, discentes de graduação de pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como achado aponta a potencialização do letramento informacional no combate a desinformação a partir de múltiplos letramentos.

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Biografia do Autor

Lucia Helena de Andrade Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bibliotecária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa SoCib, Sociabilidades, Educação e Cibercultura

Luciana Velloso, Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, Comunicação e Cultura (PPECC/FEBF) e da Faculdade de Educação do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UERJ (Maracanã).

Luciana Velloso graduou-se em Pedagogia e História pela UERJ. Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) em 2010. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e Estudos Culturais. Desde 2009 atuou como professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Educação e desde 2015 é professora concursada da mesma Universidade. Lider do grupo de pesquisa SoCib, Sociabilidades, Educação e Cibercultura.

Karolyne Neves da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (FEBF/UERJ). Atuante na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Cultura, e integrante do Grupo de Pesquisa SoCib, Sociabilidades, Educação e Cibercultura

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Santos, L. H. de A., Velloso, L., & Silva, K. N. da. (2021). Debatendo letramentos emergentes, cibercultura e desinformação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14775

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento