Debatendo letramentos emergentes, cibercultura e desinformação
Palavras-chave:
Letramentos, Cibercultura, Desinformação, InformaçãoResumo
Destaca a imersão das informações em diferentes mídias, formatos e linguagens, apontando que para auxiliar ‘docentesdiscentes’ de meios para lidar com esta gama de informações de maneira eficaz, faz-se necessário propostas que levem em conta a evolução dos suportes e dos mecanismos de utilização das informações. O artigo busca refletir sobre as diferentes formas de letramento que se interligam produzindo conhecimento na cibercultura. Apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de pós-graduação em uma universidade pública na periferia que adota a bricolagem metodológica da multirrefencialidade e a abordagem das pesquisas com os cotidianos. A abordagem do texto é teórica e reflete sobre as ponderações trazidas através do levantamento do referencial teórico e as interações com praticantes, discentes de graduação de pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como achado aponta a potencialização do letramento informacional no combate a desinformação a partir de múltiplos letramentos.
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