A RESIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO PARA O DIÁLOGO CRÍTICO E AUTONOMIA NO AMBIENTE DIGITAL

MARLTON FONTES MOTA, Leticia Barbosa de Gois, Alicia Macedo Santana

Resumo


A comunicação, em tempos de tecnologias digitais, aproximou culturas e mesclou a linguagem por mediação, criando aparatos que possibilitaram ao sujeito o protagonismo efervescente das narrativas dialógicas em rede, nos ecossistemas virtuais. Enquanto o mundo se permitiu a interligação através de linguagens, culturas, signos, informações e conhecimento nas vias do ciberespaço, um processo de natural autonomia e protagonismo dos usuários dessas redes virtuais se desenvolvia, sob um emaranhado de experiências, sociabilidades e compartilhamentos em tempo presente. A percepção sobre a liberdade do indivíduo no espaço virtual e a sua interligação com a proposta de interferência mediadora das práticas educativas, a partir da problematização crítica resultante dos movimentos de aprendizado promovido pela ação do próprio sujeito, tornou-se uma necessidade estruturante da educação. Nessa perspectiva, o texto propõe uma abordagem sobre o papel da educação, sob o dialógico crítico e libertador freiriano como um diferencial contributivo para uma aprendizagem significativa no ambiente digital. Aplicou-se, para o alcance do seu objeto, a pesquisa qualitativa, fazendo uso do método exploratório com espeque na pesquisa bibliográfica e documental sobre os ensinamentos teóricos de Paulo Freire. A pesquisa concluiu que promover uma educação contributiva nas vias digitais para a formação de uma consciência crítica e reflexiva como prática dialógica libertadora é ressignificar a autonomia do sujeito num permanente movimento de inquietação indagadora.


Palavras-chave


Autonomia. Comunicação. Digital. Educação. Paulo Freire.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBERO, Jesús-Martín. A comunicação na educação. VASSALO DE LOPES, Maria Immacolata; MELO, Dafne (trad). São Paulo: Contexto. 2014.

BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos: transformações no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

BERARDI, Franco (Bifo). A fábrica da infelicidade: trabalho cognitivo e crise na new economy. Rio de Janeiro: DP&A. 2005.

BUCKINGHAM, David (2006): “La educación para los medios en la era de la tecnología digital”. Ponencia para el congreso del decimo aniversario de MED “La sapienza di comunicare”, Roma. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2021.

CAEIRO, Domingos. Prefácio. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.

COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Raphaelle Nascimento. Aprendizagens personalizadas na era das conectividades: ler e escrever em telas. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017

CRUZ, Natalia. Pós-modernidade. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 46. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018o.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Nita; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Pedagogia da solidariedade. 3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018s.

LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses. Aprendizagem no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.

PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Ambientes de aprendizagem digitais em ecossistemas educativos. (in) PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.

SOUZA, Cláudio Reynaldo Barbosa de; RIBEIRO; Núbia Moura. Educação profissional: o desafio para o desenvolvimento do país. (in) SAMPAIO, Renelson R.; SOUZA, Reynaldo B de; SILVA, Rogério Flores da. Construção do conhecimento em organizações na perspectiva das redes sociais. Série Compartilhando Saberes. vol.1. Salvador: Eduneb; Fieb. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.