SABERES DOCENTES: VIVÊNCIA, PESQUISA E COMPARTILHAMENTO DO FAZER DOCENTE NO FACEBOOK

Autores

Palavras-chave:

Facebook, Pesquisa, Professor, Saberes docentes, Sociedade.

Resumo

Este artigo é resultado do relatório final de um estudo realizado durante 1 ano, por meio
da Iniciação Científica da Universidade Tiradentes, cujo projeto teve como proposta
fazer catalogação e digitalização de postagens do Facebook a fim de demonstrar de que
forma os professores fazem uso dessa rede social como meio de divulgação de seus
saberes e de sua prática docente em pleno século XXI. O referencial teórico tem como
base os escritos de Elias (1994, 2000), Freire (2019), Nóvoa (2009) e Tardif (2014).
Essa pesquisa se justifica pelo fato de que, dada a efemeridade das postagens no
Facebook, existe a necessidade premente e urgente de criação de um memorial dos
professores, suas práticas e seus saberes, a fim de possibilitar pesquisas, não somente
hoje, mas no futuro, tendo como perspectiva a história da profissão docente. A fim de
alcançar seu objetivo, faz-se necessário identificar professores que divulgam seus
saberes, prática docente e pensamento crítico no Facebook; analisar os tipos de práticas
e saberes, assim como aspectos do seu pensamento crítico de acordo com o contexto
social do período em que as postagens ocorreram no Facebook, assim como que tipo de
indivíduo se quer formar através da educação e, nesse processo, fomentar um banco de
dados com as postagens de professores que tenham relação com o objeto desta pesquisa.

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Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira Pereira, Universidade Tiradentes

Estudante de Letras-Inglês pela Universidade Tiradentes. Voluntária do projeto de pesquisa: Saberes, Práticas e Pensamento Crítico: a legitimação do trabalho docente através do Facebook (2019-2020). Voluntária Provic- Universidade Tiradentes (2019-2020). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES). Atualmente bolsista do projeto: O professor e a rede social Facebook: saberes docentes e ação pedagógica em evidência. Bolsista CNPq- Universidade Tiradentes.

Natália Lopes Allievi, Universidade Tiradentes

Graduada em Eventos pela Universidade Tiradentes(2014). Tem experiência na área de Educação. Estudante de Letras-Inglês pela Universidade Tiradentes. Bolsista do projeto de pesquisa: Saberes, Práticas e Pensamento Crítico: a legitimação do trabalho docente através do Facebook (2019-2020). Bolsista Provic- Universidade Tiradentes (2019-2020). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES). Atualmente Voluntária do projeto: O professor e a rede social Facebook: saberes docentes e ação pedagógica em evidência. 

Eliodete Coelho Bezerra, Universidade Tiradentes

Possui Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pará-UFPA (1994), Graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela UFPA (1995), Especialização em Docência do Ensino Superior pela UFPA (1999), Especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Tiradentes-Unit (2015) e Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Araraquara (2005). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES). Parecerista Ad hoc no Encontro Internacional de Formação de Professores.Tem experiência na área de Educação, atuando como Coordenadora Pedagógica nos diversos níveis de ensino tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. também atua como Professora no Ensino Superior na Graduação e na Pós-Graduação. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores e Formação Continuada de Professores.

 

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Pereira, A. P. O., Allievi, N. L., & Bezerra, E. C. (2021). SABERES DOCENTES: VIVÊNCIA, PESQUISA E COMPARTILHAMENTO DO FAZER DOCENTE NO FACEBOOK. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14769

Edição

Seção

GT 8 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação