O QUE A EDUCAÇÃO TEM A DIZER: REPRESENTAÇÕES DOCENTES E A REDE SOCIAL FACEBOOK

Autores

  • Hilary Nayara de Oliveira Marques Universidade Tiradentes
  • Manoela Barbosa Pinto
  • Simone Silveira Amorim

Palavras-chave:

Facebook, Saberes docentes, Representação, Consciência crítica.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar o pensamento educacional de docentes a partir da análise de postagens na rede social Facebook. Tem-se como pressuposto a ideia de que há uma intencionalidade voltada para aspectos educacionais a partir do compartilhamento de ideias, opiniões, valores, dentre outros, fortalecendo a representação de profissionais da educação engajados como o ato de ensinar. Através da análise de imagens na perspectiva do pensamento crítico, entende-se que o Facebook se apresenta como um dispositivo pedagógico que transcende o ambiente da sala de aula, contribuindo para o aprimoramento das relações sociais, oportunizando aos docentes a ampliar o alcance da sua ação. Tem-se como referência, para este trabalho, os conceitos de representação (HALL, 2016), saberes docentes (TARDIF, 2014) e consciência crítica (FREIRE, 2015).

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Biografia do Autor

Hilary Nayara de Oliveira Marques, Universidade Tiradentes

Graduanda em Letras Inglês.

Referências

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

de Oliveira Marques, H. N., Pinto, M. B., & Amorim, S. S. (2021). O QUE A EDUCAÇÃO TEM A DIZER: REPRESENTAÇÕES DOCENTES E A REDE SOCIAL FACEBOOK. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14765

Edição

Seção

GT 6 - Educação e Comunicação em Paulo Freire