O QUE A EDUCAÇÃO TEM A DIZER: REPRESENTAÇÕES DOCENTES E A REDE SOCIAL FACEBOOK

Hilary Nayara de Oliveira Marques, Manoela Barbosa Pinto, Simone Silveira Amorim

Resumo


Este artigo tem o objetivo de identificar o pensamento educacional de docentes a partir da análise de postagens na rede social Facebook. Tem-se como pressuposto a ideia de que há uma intencionalidade voltada para aspectos educacionais a partir do compartilhamento de ideias, opiniões, valores, dentre outros, fortalecendo a representação de profissionais da educação engajados como o ato de ensinar. Através da análise de imagens na perspectiva do pensamento crítico, entende-se que o Facebook se apresenta como um dispositivo pedagógico que transcende o ambiente da sala de aula, contribuindo para o aprimoramento das relações sociais, oportunizando aos docentes a ampliar o alcance da sua ação. Tem-se como referência, para este trabalho, os conceitos de representação (HALL, 2016), saberes docentes (TARDIF, 2014) e consciência crítica (FREIRE, 2015).


Palavras-chave


Facebook, Saberes docentes, Representação, Consciência crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, S. S.; KRESS, T. Critical Pedagogy analysis framework (texto inédito). 2020.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá; GATTI, Bernadete Angelina. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294 p.

BONILLA-RODRIGUEZ, Damary. Inspiring, Empowering, and Preparing Young Latinas. Girls Inc., s/d. Disponível em: . Acesso em: 30 de novembro de 2020.

COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogias das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea. Facebook e Educação: Publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 47-65.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio : Apicuri, 2016.

SANTOS, Eliane Nataline dos. A visibilidade dos professores através dos meios de comunicação: jornal (XIX) e Facebook (XXI). 2019. 122p. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Aracaju. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THOMPSON, John B. A nova visibilidade. Matrizes, São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, vol. 1, n. 2, p. 15-38, abril. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.