FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS SOB UMA PERSPECTIVA FREIRIANA
Palavras-chave:
Formação de professores, educação e sociedade, tecnologias, saberes docentes.Resumo
A temática de formação de professores é imprescindível para os profissionais da educação, pois perpassa desafios, mudanças e políticas públicas que envolvem o profissional do magistério e seus saberes docentes. Com esta premissa, o presente texto discute, sob a ótica freiriana, a ideologia e as contribuições de Paulo Freire sobre ser professor e, consequentemente, a respeito da formação de professores, enfatizando o papel das novas tecnologias. É um texto de cunho bibliográfico e qualitativo baseado em obras de Freire, (1980, 1995, 2000, 2001, 2018 e 2019). Diante das discussões e leituras, chega-se à conclusão de que há necessidade e urgência de o professor obter uma formação sólida e constante. O docente deve se conscientizar de que a ele cabe também a tarefa de ser um mediador de modo a colaborar para a (re)construção do conhecimento.Downloads
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Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
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FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1995.
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Publicado
2021-04-23
Como Citar
SANTOS, L. C. C. D., & Vasconcelos, C. A. de. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS SOB UMA PERSPECTIVA FREIRIANA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14764
Edição
Seção
GT 6 - Educação e Comunicação em Paulo Freire