DESENOLVIMENTO DE ESCALA PILOTO AVALIATIVA PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA IMPORTÃNCIA PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL

Maria Victória de Araujo Lira, Davi Augusto dos Santos Soares, Angélica de Fátima Piovesan

Resumo


Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar  do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades.


Palavras-chave


Altas Habilidades; Escala; Superdotação

Texto completo:

PDF

Referências


NOVARA, Enrico. Promover os talentos para reduzir a pobreza. Estud. av., São Paulo, v. 17, n. 48, p. 101-123, Aug. 2003.

SOARES, Ana Maria Irribarem; ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza; BAIBICH, Tânia Maria. Superdotação: identificação e opções de atendimento. Educ. rev., Curitiba, n. 23, p. 125-141, jun. 2004.

BRASIL. Números Da Educação Especial No Brasil. Brasília: SEE / Coordenação Geral de Planejamento, 2006.

MEC. Altas Habilidades / Superdotação Encorajando Potenciais. Brasília,2007

MAIA-PINTO, Renata Rodrigues; FLEITH, Denise de Souza. Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos.Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 8, n. 1, p. 55-66, June 2004 .

VIRGOLIM, A. M. R. O indivíduo superdotado: História, concepção e identificação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 13(1), 173-183.1997

RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos? Retrospectiva de vinte e cinco anos. Revista Educação, Porto Alegre, ano 27 n. 1, p. 75-134, jan./abr. 2004.

VIRGOLIM, Angela M.R.; KONKIEWITZ, Elisabete C. Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade. Campinas,SP: Papirus, 2014.

OLIVEIRA, Roseli. ALUNOS DOTADOS E TALENTOSOS: estarão eles em minha sala de aula? São Carlos, SP, dec. 2015.

GONÇALVEZ, F. C.; FLEITH, D. S.; LIBÓRIO, A. C. O. Criatividade em aula: percepção de alunos de dois estados brasileiros. Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol. 63, núm. 1, 2011, pp. 22-30 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa Jan-Abr 2005, Vol. 21 n. 1, pp. 085-091

MEDEIROS, N.RD. - O superdotado como agente acelerador do desenvolvimento. Rev. Bras. Enf.; DF, 31 : 312-320, 1978.

Martins, B. A. (2013). Alunos precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino fundamental I: identificação e situações (des)favorecedoras em sala de aula. Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.2013

MARTINS, Bárbara Amaral; PEDRO, Ketilin Mayra; OGEDA, Clarissa Marques Maria. Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis?. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 20, n. 3, p. 561-568, Dec. 2016 .

PIOVESAN, Angelica de Fatima. A Neurociência Cognitiva no Enriquecimento Curricular de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. 211f. Programa de Pós-graduação em Educação na linha Educação e Formação. Universidade Tiradentes. Aracaju, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.