A RÁDIO CULTURA E PAULO FREIRE NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM SERGIPE (1959 – 1964)

Autores

  • Bianca Sthephanny Martins Gomes Universidade Tiradentes
  • Cristiano Ferronato Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP

Palavras-chave:

Alfabetização. História da Educação. Viver é Lutar.

Resumo

Essa investigação possui como principal objetivo compreender como as ideias de Paulo Freire estavam entrelaçadas com as ações de politização do Movimento de Educação de Base através da Rádio Cultura de Sergipe. Por volta de 1959, Sergipe contava com uma população média de 70% de analfabetos. O Movimento de Educação, criado por Dom José Vicente Távora, começou a atuar no Nordeste, Norte e algumas regiões do Centro-Oeste, a partir de 1961 como principio de alfabetizar a população de jovens e adultos dessas localidades e utilizando como base a experiência do Sistema Rádio-Educativo de Sergipe (SIRESE). Com isso, é possível afirmar que o Movimento teve duas fases: a primeira em 1961 quando seu principal objetivo era alfabetizar a população de jovens e adultos e a partir de 1963 quando as ideias de Paulo Freire foram integradas ao material chamado Viver é Lutar, focando na politização dos alunos. Com o Golpe Militar de 1964, o material de alfabetização foi apreendido pela polícia com a alegação de serem “cartilhas comunistas”, ao mesmo tempo em que diversos membros do Movimento eram perseguidos e apreendidos.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Martins Gomes, B. S., & Ferronato, C. (2021). A RÁDIO CULTURA E PAULO FREIRE NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM SERGIPE (1959 – 1964). Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14752

Edição

Seção

GT 6 - Educação e Comunicação em Paulo Freire