Relato de experiência interdisciplinar com o uso da Literatura Infantil para (re)significar o negro na escola

Autores

  • Zuleick de Almeida Lima Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira
  • Marinalva Ferreira do Nascimento Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira
  • Aila Oliveira Serpa Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, metodologias ativas, visibilidade negra

Resumo

O presente artigo busca apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar realizado entre as áreas de linguagem e ciências humanas, desenvolvido com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no município de Nova Xavantina-MT, tendo como foco dar visibilidade às questões voltadas para a figura da pessoa negra numa perspectiva étnico-social. O trabalho reflete aspectos teóricos e práticos que tratam da importância da temática negra na escola, para uma atuação democrática e plural dos estudantes, que como protagonistas principais nesse processo, colocam em evidência a valorização da cultura afro na escola a partir de trabalhos com obras da literatura infantil. O desenvolvimento de todas as atividades envolveu ações planejadas com o uso das metodologias ativas de comunicação através de redes sociais, ferramentas de edição de vídeos e outras tecnologias da informação para que todas as produções fossem amplamente vistas e divulgadas na comunidade escolar a partir da rede social Instagram.

 

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Biografia do Autor

Zuleick de Almeida Lima, Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Professora de Língua Portuguesa em escola de ensino médio na rede estadual de educação de Mato Grosso. Especialista em avaliação do ensino e aprendizagem.

Marinalva Ferreira do Nascimento, Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Professora de Geografia em turmas de ensino médio na rede estadual de educação de Mato Grosso. Especialista em Valorização da Cultura Afro-brasileira.

Aila Oliveira Serpa, Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Professora de Sociologia em turmas de ensino médio na rede estadual de educação de Mato Grosso. Mestre em Educação.

Referências

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

de Almeida Lima, Z., Ferreira do Nascimento, M., & Oliveira Serpa, A. (2021). Relato de experiência interdisciplinar com o uso da Literatura Infantil para (re)significar o negro na escola. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14750

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania