Relato de experiência interdisciplinar com o uso da Literatura Infantil para (re)significar o negro na escola
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, metodologias ativas, visibilidade negraResumo
O presente artigo busca apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar realizado entre as áreas de linguagem e ciências humanas, desenvolvido com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no município de Nova Xavantina-MT, tendo como foco dar visibilidade às questões voltadas para a figura da pessoa negra numa perspectiva étnico-social. O trabalho reflete aspectos teóricos e práticos que tratam da importância da temática negra na escola, para uma atuação democrática e plural dos estudantes, que como protagonistas principais nesse processo, colocam em evidência a valorização da cultura afro na escola a partir de trabalhos com obras da literatura infantil. O desenvolvimento de todas as atividades envolveu ações planejadas com o uso das metodologias ativas de comunicação através de redes sociais, ferramentas de edição de vídeos e outras tecnologias da informação para que todas as produções fossem amplamente vistas e divulgadas na comunidade escolar a partir da rede social Instagram.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Disponível em: http://www.ensinoafrobrasil.org.br> Acesso em: 10.01.2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: bases legais. Brasília: MEC, 2000. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2020.
BRITO, Luciana da Cruz. Tópicos sobre a história do negro na sociedade brasileira. 2 edição modificada. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridades: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro:Imago, 1976.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MEIRINHOS, Manuel. Desafios educativos da geração Net. Revista de estudios e InvestigaciónenPsicología y Educación, 2015, p. 125-129. Disponível em:<https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/12675>. Acesso em 16 jan. 2020
MORAN, Jose. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: S. YAEGASHI e outros(Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35. Disponível em:< http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf>. Acesso em 16 jan. 2020.
MULLER, Maria Lucia Rodrigues. A Escola como Transmissora da Ideologia do Branqueamento e Difusora dos Estereótipos Contra a População Negra./Maria Lucia
Rodrigues Muller. 2 edição modificada. Cuiabá: UAB/EdUFMT, 2013.
TEIXEIRA, Moema de Poli. Relações Raciais na Sociedade Brasileira./Moema de Poli Teixeira; Maria Lucia Rodrigues Muller (org.) 2 edição modificada. Cuiabá: UAB/EdUFMT, 2013.