PRÁTICAS DE EMPODERAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DE PESSOAS SURDAS

Autores

Palavras-chave:

Cibercultura, cotidianos, multirreferencialidade, visualidades, empoderamento surdo.

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender os usos que a comunidade surda faz das redes sociais para dar visibilidade as suas ideias, experiências e narrativas, com vistas a sua inclusão no cenário contemporâneo.  Nesse contexto, apresentamos práticas de empoderamento utilizadas pelos surdos na constituição de suas identidades. Para tanto, bricolamos os princípios da multirreferencialidade com a abordagem da pesquisa com os cotidianos e, junto com os nossos praticantes, vivenciamos diversas práticas e acontecimentos que potencializaram suas produções, tanto em seus aspectos linguísticos quanto culturais, mobilizando saberes e fomentando aprendizagens. Desse modo, pudemos perceber uma contribuição significativa do digital em rede para as línguas de sinais e as comunidades de surdos ao redor do mundo.

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Referências

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AUTOR 3 (autoria cega)

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Colacique, R., Amaral, M. M. do, & Santos, R. (2021). PRÁTICAS DE EMPODERAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DE PESSOAS SURDAS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14744

Edição

Seção

GT 7 - Educação, Comunicação e Práticas Inclusivas