O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO VIRTUAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Autores

  • Ana Clécia Bispo Barreto Faculdade São Luís de França
  • Sandra Santos Nascimento Martins Faculdade São Luis de França
  • Matheus Luamm Santos Formiga Bispo Faculdade São Luis de França

Palavras-chave:

Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Ensino, Práticas, Tecnologia.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado virtualizado a fim de compreender novas possibilidades de aprendizagem ao aluno com Deficiência Intelectual no Ensino dos anos finais, bem como verificar as dificuldades encontradas pelos alunos para as aulas virtualizadas, expressar condições de acesso e ampliação das metodologias dos professores com base nas tecnologias da comunicação e informação para assegurar a continuidade da aprendizagem dos alunos, identificando novos recursos virtuais contribuindo assim para a aprendizagem dos mesmos. Nosso objetivo foi demonstrar que as TDICS podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar, de modo a considerar o interesse e as necessidades dos educandos favorecendo a integração de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, bem como garantir às pessoas com deficiência o exercício de sua autonomia. A pesquisa foi construída por meio bibliográfico tendo como suporte os principais autores: Moran (2015), Moro; Estabel (2019) e Lopes (2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 dez. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 dez. 2020.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 08 dez. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes. Acesso em: 08 dez.2020

GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 3ª ed. São Paulo: Cortez. 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Joseuda Borges Castro; et. al. Educação inclusiva. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 15, n. 34, p. 1-21, 22 nov. 2019. http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1607/882 Acessado em 14/12/2020

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito- chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

SANTOS, Priscila Kohls dos; et. al. Educação e tecnologias. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

VALENTE, José Armando. Aprendendo para a Vida: o uso da informática na educação especial. In: FREIRE, Fernanda Maria Pereira; VALENTE, José Armando. (Org). Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

ZULIAN, Margaret Simone; FREITAS, Soraia Napoleão. Formação de professores na educação inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Cadernos de Educação Especial / Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação / Departamento de Educação Especial / Laboratório de Pesquisa e Documentação - LAPEDOC -. Vol. 2 (2001) - Nº 18 (2001) - 112 p. - Santa Maria. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5183/3178 . Acessado em 07 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Barreto, A. C. B., Martins, S. S. N., & Formiga Bispo, M. L. S. (2021). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO VIRTUAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14738

Edição

Seção

GT 1 - Educação, Comunicação e Políticas Públicas