O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO VIRTUAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Ana Clécia Bispo Barreto, Sandra Santos Nascimento Martins, Matheus Luamm Santos Formiga Bispo

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado virtualizado a fim de compreender novas possibilidades de aprendizagem ao aluno com Deficiência Intelectual no Ensino dos anos finais, bem como verificar as dificuldades encontradas pelos alunos para as aulas virtualizadas, expressar condições de acesso e ampliação das metodologias dos professores com base nas tecnologias da comunicação e informação para assegurar a continuidade da aprendizagem dos alunos, identificando novos recursos virtuais contribuindo assim para a aprendizagem dos mesmos. Nosso objetivo foi demonstrar que as TDICS podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar, de modo a considerar o interesse e as necessidades dos educandos favorecendo a integração de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, bem como garantir às pessoas com deficiência o exercício de sua autonomia. A pesquisa foi construída por meio bibliográfico tendo como suporte os principais autores: Moran (2015), Moro; Estabel (2019) e Lopes (2018).


Palavras-chave


Aprendizagem; Deficiência Intelectual; Ensino; Práticas; Tecnologia.

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