PERSPECTIVAS EDUCATIVAS POR MEIO DE JOGOS ELETRÔNICOS: UMA ANÁLISE DOS NEWSGAMES DA REVISTA SUPERINTERESSANTE

Autores

Palavras-chave:

educomunicação, aprendizado lúdico, jogos educativos

Resumo

O presente trabalho correlaciona a modalidade de jogos eletrônicos intitulada de newsgames, termo traduzido como jogos de notícias, com o processo de aprendizado, principalmente no desenvolvimento em contexto lúdico para repasse do conhecimento. Além disso, tais jogos também trazem a comunicação como pauta principal para criação das narrativas que objetivam a imersão do espectador. Para efetivar a pesquisa, a metodologia bibliográfica foi colocada em prática, juntamente da exploração dos newsgames disponibilizados pela revista Superinteressante, veículo que marca a disseminação científica no jornalismo brasileiro.

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Biografia do Autor

Fernanda Shelda de Andrade Melo, Universidade Tiradentes

Graduanda em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Tiradentes (Unit/SE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/Unit/CNPq). 

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística pela mesma Instituição. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2 e faz parte do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq (2018-2021), onde atua, também como coordenadora deste Comitê (2020-2021). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora do Curso de Comunicação Social, Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit. Líder do Grupo de pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Melo, F. S. de A., & Porto, C. de M. (2021). PERSPECTIVAS EDUCATIVAS POR MEIO DE JOGOS ELETRÔNICOS: UMA ANÁLISE DOS NEWSGAMES DA REVISTA SUPERINTERESSANTE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14735

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento