MULTILETRAMENTO NA PANDEMIA: UMA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE AS AULAS ONLINE

Autores

  • Arisnaldo Adriano da Cunha Escola de Educação Básica Bertino Silva

Palavras-chave:

Aprendizagem, autorias, multiletramentos, internet, dificuldades.

Resumo

O objetivo principal do artigo é apresentar a avaliação dos estudantes sobre as aulas online, no contexto da pandemia do Covid-19. A pesquisa foi realizada em dois momentos e com objetivos diferentes: identificar diagnóstico e posteriormente oportunidades de autoria e multiletramento na execução de intervenções ou atividades guiadas de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, com instrumento de coleta de informações através de questionários (abertos e fechados), com conteúdos elaborados (roteiros, gravações, edições para áudios e vídeos) e produções de texto. Para a análise dos dados foi utilizado indicadores e métricas para a identificação de multiletramentos e autorias. Algumas dificuldades foram diagnosticadas, como a falta de uma rotina de estudos, compreensão e excesso de atividades, problemas com internet e a facilidade de copiar e colar. Porém, houve intervenções pedagógicas adequadas que favoreceram o aprendizado em aulas online, como a construção de produtos multimodais mais instigantes e criativos, como também  a capacidade de usar o que foi aprendido de novos modos.

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Biografia do Autor

Arisnaldo Adriano da Cunha, Escola de Educação Básica Bertino Silva

Professor de história e filosofia da rede pública estadual, formado em filosofia, pós em história do Brasil e mestrado em educação e comunicação.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

da Cunha, A. A. (2021). MULTILETRAMENTO NA PANDEMIA: UMA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE AS AULAS ONLINE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14733

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento