Ensinar e influenciar: o Facebook e a função social do docente durante a pandemia da Covid-19

Rebeca Prado, Simone Silveira Amorim

Resumo


RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar de que maneira é possível utilizar a rede social Facebook como extensão da sala de aula para divulgar saberes voltados para a prevenção da saúde, durante a pandemia do coronavírus, a partir da análise de postagens de duas docentes. Para tal, serão apresentados aspectos relacionados com a educação e a saúde em conexão com os saberes docentes e a sua função social. Sendo de abordagem qualitativa, a metodologia aplicada será desenvolvida a partir do quadro de análise “Sistematizando a percepção da imagem/texto pelo viés do pensamento crítico”, sendo utilizadas duas postagens de docentes no Facebook no ano de 2020. A ação docente intencional nas redes sociais contribui para a divulgação dos saberes relacionados à prevenção da saúde.

ABSTRACT

This article aims to present how it is possible to use the social network Facebook as an extension of the classroom to provide knowledge aimed at health prevention, during the coronavirus pandemic, from the analysis of posts by two teachers. To this end, aspects related to education and health will be presented in connection with teaching knowledge and its social function. Having a qualitative approach, the applied methodology will be developed based on the analysis framework “Systematizing the perception of image/text through the perspective of critical thinking”, using two posts from teachers on Facebook in 2020. The intentional teaching action in the networks contributes to the dissemination of knowledge related to health prevention.


Palavras-chave


profissão docente1; saúde e prevenção2; tecnologia e redes sociais3

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