USO PEDAGÓGICO DE VÍDEOS PRODUZIDOS POR YOUTUBERS MATEMÁTICOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Vídeos Matemáticos, Youtubers

Resumo

O artigo discute aspectos de um estudo realizados em sala de aula de matemática utilizando o recurso de videoaulas como uma possível estratégia pedagógica na Educação Básica. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no cotidiano dos estudantes e a inserção das tecnologias na sala de aula é necessária para que os alunos encontrem significados no seu aprendizado. Com o advento da internet rápida é comum termos alunos inseridos nas redes sociais usando aplicativos de comunicação e interação, além de diversos vídeos acessíveis nas plataformas existentes na rede. Foi pensando nesse contexto que foi utilizado vídeos do You Tube com conteúdos matemáticos na sala de aula como alternativa didático-pedagógica. A abordagem metodológica é de natureza exploratória e qualitativa. Os resultados sugerem um engajamento e mudança de atitudes pedagógicas em sala de aula, além de aprimorar aspectos comunicacionais da interação professor-aluno. Este estudo deu origem a uma pesquisa que visa compreender a imagem pública da matemática em vídeos produzidos por licenciandos em matemática

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Biografia do Autor

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Ibilce Unesp

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus São José do Rio Preto, SP (IBILCE). Possui Graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela UNESP de Rio Claro (2002), Mestrado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro (2006) e Doutorado em Education Studies pela University of Western Ontario (2012), (Western University), do Canadá. Desde 2000 é pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa em Informática, Mídias e Educação Matemática, (GPIMEM, UNESP, Rio Claro), participando de pesquisas como bolsista CNPq, CAPES, FAPESP e SSHRC. De 2006 a 2012 foi pesquisador assistente da Faculdade de Educação da Western University. Foi premiado no Western Research Forum for Research Excellence em 2010 e 2012. De 2015 a 2018 foi Editor Associado do Fields Mathematics Education Journal (FMEJ / Springer) do Fields Institute (Universidade de Toronto). Foi Editor Associado do BOLEMA (2018-2019). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Informática e Artes.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Caceres Ianelli, A. C., & Scucuglia Rodrigues da Silva, R. (2021). USO PEDAGÓGICO DE VÍDEOS PRODUZIDOS POR YOUTUBERS MATEMÁTICOS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14726

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento