O ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva defendida por Irandé Antunes: reflexões sobre a percepção dos professores em formação

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de atividades realizadas durante a monitoria do componente curricular: Conteúdos e Metodologia em Língua Portuguesa, em uma universidade pública do Nordeste brasileiro e tem como objetivo analisar a percepção de graduandos em pedagogia sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva defendida por Irandé Antunes. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, que possibilitou que os estudantes de graduação em pedagogia produzissem um texto a partir da leitura da obra Aula de Português: encontro e interação (2003), escolhidas aleatoriamente a partir da técnica do liquidificador. Para a obtenção dos resultados foram analisadas as produções de alguns desses estudantes referentes às obras da autora, a fim de identificar o que esses professores em formação compreendem sobre o ensino de Língua Portuguesa no contexto do ensino fundamental. Nesse sentido, foi possível observar que os discentes demonstram a necessidade de uma prática reflexiva, evidenciando a importância do professor pesquisador na sala de aula, como também, uma prática pedagógica que enfatize o uso social da linguagem.

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Biografia do Autor

PAULA CRISTINA ARAÚJO, UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE
Foi bolsista do Programa de Monitoria da Universidade (2018), Participou do Programa de Iniciação a Docência – PIBID (2017)

ANA MÁRCIA DOS SANTOS HONORATO DA SILVA, UPE-UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco- UPE. Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela UPE- Universidade de Pernambuco. (2001) Pós-graduada em Interdisciplinaridade na Educação Básica pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão, Curitiba-PR (2004) e em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ (2010). Atuação na área de Educação há 20 anos com destaque para a docência na educação básica e formação de professores da rede Municipal e Estadual de Pernambuco.

 

GEAM KARLO GOMES, UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor da Universidade de Pernambuco. Orienta mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares -PPGFPPI/UPE e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos PPGESA/UNEB. Líder do ITESI Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais. Atualmente é docente orientador do Programa Residência Pedagógica, da CAPES, no Núcleo de Letras do Campus Petrolina. Atua como formador de professores de Língua Portuguesa na Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco - Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.Orientador do Programa Residência Pedagógica no curso de Letras.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

ARAÚJO, P. C., DOS SANTOS HONORATO DA SILVA, A. M., & GOMES, G. K. (2021). O ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva defendida por Irandé Antunes: reflexões sobre a percepção dos professores em formação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14724

Edição

Seção

GT 2 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias