LEARNING WITH FUN: MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA INCLUINDO SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS

Autores

  • Michele Cruz Santos de Santana Faculdade Dom Alberto

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Línguas, Literatura, Música, Recurso metodológico

Resumo

A música é utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem de línguas desde a Idade Média, mais precisamente, entre 476 d. C. a 1453 (GOBBI, 2001). Como efeito, o presente trabalho busca abordar de maneira central as potencialidades que a música tem enquanto estratégia significativa na sala de aula de Línguas Portuguesa e Inglesa incluindo suas respectivas literaturas. Primeiramente, enfatiza a utilização da canção como material capaz de motivar a aprendizagem de crianças, adolescentes, adultos e idosos, sendo que este recurso pode unir o ensino de línguas aos seus usos reais e à realidade do aluno. Em seguida, a música é destacada como forma de reflexão de aspectos sociais e culturais considerados importantes para a aprendizagem das disciplinas evidenciadas nesta pesquisa. Defende que a canção pode ser trabalhada de maneira semelhante ao poema, sendo que ambos são textos autênticos, isto é, produzidos por falantes nativos sem a intenção primordial de ensinar, mais estritamente, a Língua Inglesa. Mostra, ainda, que técnicas baseadas em músicas auxiliam os estudantes no desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) da aprendizagem de Língua Estrangeira. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo bibliográfica, embasada em revisão de literaturas que abordam a temática proposta. Como resultado, esta investigação constata que, por meio da música, é possível integrar motivação, aprendizado significativo e letramento crítico nas aulas de Línguas Portuguesa e Inglesa, incluindo suas respectivas literaturas. 

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Biografia do Autor

Michele Cruz Santos de Santana, Faculdade Dom Alberto

Graduada em Letras - Habilitação Português e Inglês - Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Especialista em Metodologia de ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Dom Alberto (2021). Premiada com Certificado de Mérito Estudantil pela obtenção da maior Média de Conclusão (9,5) entre os alunos que concluíram os cursos de graduação da UFS no segundo período letivo do ano de 2018. Participou como voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX/UFS) através dos projetos intitulados A Aula de Inglês para a Terceira Idade (2016) e A Aula de Inglês para Iniciantes (2017-2018). O segundo projeto de extensão, por sua vez, foi premiado em 2º lugar na área temática de extensão Educação no 6º EIX/UFS (Encontro de Iniciação à Extensão da UFS), durante a V SEMAC/UFS (Semana Acadêmico-Cultural da UFS) em 2018. Colaborou enquanto bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica por meio dos projetos denominados Intertextualidade: Bíblia x Literatura Clássica (PIBIC/COPES/UFS - 2016) e Do Soul à Disco: discografia brasileira (1970-1979) (PIBIC/CNPq/UFS - 2018-2019). Realizou todos os estágios curriculares obrigatórios do curso de graduação no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS - 2017-2018). Atuou como professora de Língua Inglesa na rede particular de ensino, com experiência em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 2º ao 5º ano (2019). Possui cursos de Capacitação Profissional em Nutrição no Ambiente Escolar, Educação Infantil, Educação Musical e Introdução à Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade Dom Alberto (2020-2021).

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Santana, M. C. S. de. (2021). LEARNING WITH FUN: MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA INCLUINDO SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14714

Edição

Seção

GT 8 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação