METODOLOGIAS ATIVAS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PROJETO- “O QUE EU COMO REFLETE NO QUE EU SOU?”

Autores

  • Diany A. Lee Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Alimentação saudável, ensino de ciências, ensino fundamental, metodologias ativas, TDIC.

Resumo

O objetivo geral deste projeto de pesquisa foi usar e testar várias metodologias ativas no decorrer da implementação do projeto “O que eu como reflete no que eu sou?”. Os objetivos específicos foram fomentar a discussão sobre alimentação saudável; sensibilizar e promover hábitos alimentares mais saudáveis, analisar as doenças e transtornos alimentares devido a má alimentação; utilizar diferentes metodologias ativas. O design do estudo constou de uma avaliação diagnóstica, elaboração e aplicação de um questionário (pré-teste), avaliação formativa (as intervenções) e avaliação somativa, aplicação do mesmo questionário pré-teste como pós-teste, com inclusão de questões multimídia. Os participantes foram 100 alunos dos 8º. anos; do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de São Carlos, estado de São Paulo, as professoras de ciências e matemática,  de português, a orientadora e a pesquisadora júnior. Os resultados mostraram que depois da intervenção, na avaliação dos alunos, mudanças foram necessárias para uma alimentação saudável. As metodologias utilizadas favoreceram a aprendizagem bem como, trabalhar com o projeto produziu um feedback rápido.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Lee, D. A. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PROJETO- “O QUE EU COMO REFLETE NO QUE EU SOU?”. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14712

Edição

Seção

GT 8 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação