MÚSICA DE VAQUEJADA: UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO FUNDAMENTAL II

Daniel da Rocha Silva

Resumo


À luz da Linguística Aplicada e da teoria do Letramento, este artigo tem como objetivo discutir a música de vaquejada como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no fundamental II. A metodologia é qualitativa, além de descritiva quantos aos objetivos. A fundamentação teórica é pautada principalmente em Moita Lopes (2006), acerca da Linguística Aplicada; Tfouni (2010), que aborda o Letramento; e Libâneo (2011), que analisa as novas exigências da profissão professor. Por fim, considera-se que a sala de aula se constitui como um espaço aberto para metodologias diferentes e inovadoras, e que o conhecimento trazido pelo aluno é importante nessa relação entre ele mesmo, o professor e o ensino/aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.