MÚSICA DE VAQUEJADA: UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Daniel da Rocha Silva

Resumo

À luz da Linguística Aplicada e da teoria do Letramento, este artigo tem como objetivo discutir a música de vaquejada como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no fundamental II. A metodologia é qualitativa, além de descritiva quantos aos objetivos. A fundamentação teórica é pautada principalmente em Moita Lopes (2006), acerca da Linguística Aplicada; Tfouni (2010), que aborda o Letramento; e Libâneo (2011), que analisa as novas exigências da profissão professor. Por fim, considera-se que a sala de aula se constitui como um espaço aberto para metodologias diferentes e inovadoras, e que o conhecimento trazido pelo aluno é importante nessa relação entre ele mesmo, o professor e o ensino/aprendizagem.

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Biografia do Autor

Daniel da Rocha Silva

Graduado em Letras Vernáculas - FISE

Especialista em Educação Especial e Inclusiva - FAJAR

Especialista em Linguística Aplicada na Educação - Instituto Graduarte

Especialista em Tecnologia e Educação Aberta e Digital - UFRB

Mestrando em Estudos Linguísticos (UFS)

Professor da rede municipal de ensino de Pão de Açúcar - AL

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

da Rocha Silva, D. (2021). MÚSICA DE VAQUEJADA: UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO FUNDAMENTAL II. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/13521

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento