As tecnologias digitais e sua importância na divulgação científica: construção de uma base de dados da história da educação protestante

Autores

  • Josué dos Santos Alves
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Impressos Protestantes, Circulação de Ideias, Base de Dados da História da Educação Protestante, Século XIX

Resumo

Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais. Pretende criar a Base de Dados da História da Educação Protestante. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Ginzburg (2007), com o método indiciário, em Nascimento (2007), para tratar de instituições protestantes e, em Faria Filho (2000), por tratar da relação da História da Educação com as novas tecnologias. A investigação propõe a criação de uma base de dados digital sobre a educação protestante, disponibilizando impressos que circularam no Brasil oitocentista, a difusão de títulos, os temas abordados, editoras e ano de publicação, bem como a importância da ação de protestantes na produção, circulação e usos de impressos e, consequente circulação de idéias, e sua relação com a educação brasileira.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Alves, J. dos S., & Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2018). As tecnologias digitais e sua importância na divulgação científica: construção de uma base de dados da história da educação protestante. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/10780

Edição

Seção

GT 08 - As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na educação superior