VENCENDO A DESIGUALDADE DE GÊNERO: Práticas Educativas no Enfrentamento do Ciclo da Violência Doméstica Contra a Mulher

Autores

  • Rafaela Vieira Santos Silva Universidade Tiradentes
  • Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza
  • Gabriela Fialho de Menezes
  • Luís Eduardo Martins Gonçalves
  • Ruddar CaíquePedroso Nascimento Assunção

Resumo

O projeto busca promover, por meio de ações educativas, a conscientização de jovens e mulheres sobre questões de gênero, direitos humanos e violência doméstica, capacitando este público-alvo para se tornarem líderes, defensoras da igualdade em suas comunidades e multiplicadoras deste conhecimento, para que possam, além de se reafirmarem como protagonistas de sua própria história, libertar outras mulheres aprisionadas pelas correntes da violência.

Objetiva-se a promoção de palestras, debates e workshops para difundir o conhecimento acerca da Violência Doméstica e as fases do seu espiral, bem como desconstruir papéis de gênero socialmente construídos e discutir temas de empreendedorismo e estímulo a liderança e autoestima da mulher.

Por conseguinte, serão também fornecidos esclarecimentos jurídicos disponíveis em legislação nacional destinadas às mulheres em situação de vulnerabilidade, bem como o conhecimento acerca dos direitos fundamentais e sua aplicação prática no cotidiano destas mulheres. Ainda, serão realizados Minicursos em Instituições de Ensino Superior buscando capacitar alunos da graduação e pós-graduação a serem multiplicadores do conhecimento em outras instituições de ensino.

Para a persecução desta finalidade, o projeto se desenvolverá em Centros deReferência de Atendimento Social da cidade (CRAS) e em Escolas Públicas Estaduais, no município de Aracaju, e se destinará a mulheres vítimas de violência doméstica já atendidas pelos CRAS e estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais, rapazes e garotas de faixa etária entre 14 e 18 anos.

Por fim, trabalho se realizará por meio de oficinas, palestras e confecção e entrega de cartilhas que retratem a problemática, os meios de enfrentamento e a proteção jurídica disponível para a proteção das vítimas da violência doméstica. Será utilizado o método quantitativo para aferir a eficácia das ações educativas perante o público-alvo, bem como revisão de bibliografia que será utilizada para a desenvolvimento dos recursos audio-visuais que serão utilizados durante o período de realização do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza

Doutora, Universidade Tiradentes

Downloads

Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Experiência Extensionista da UNIT