Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Coerência entre o contexto de projeto (problema social e/ou oportunidade e/ou inovação na comunidade) com os seus objetivos (geral e específicos).
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • Qualidade da apresentação do “referencial teórico” do tema/problema escolhido.
  • Adequação dos procedimentos de operacionalização das atividades do projeto com os objetivos almejados e resultados alcançados.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Qualidade da apresentação dos resultados, discussão dos resultados e conclusão.
  • Coesão e coerência textual, atendimento às normas da ABNT.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DE SHORT PAPER DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A 17ª. SEMEX (Semana de Extensão), edição de 2023, de forma inédita vai recepcionar trabalhos acadêmicos, em formato de short paper, na modalidade teórico-empírico, resultado de projetos ou atividades de extensão universitária.

Regras para elaboração e formatação: 

– Formato do papel: A4;

– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;

– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;

– Alinhamento: justificado;

– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.;

– Quantidade máxima de páginas: 3 páginas;

– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas com as iniciais maiúsculas;

– Nome dos autores (nome completo) abaixo do título, centralizado à direita, com as letras iniciais de cada nome em maiúsculo. Exemplo: Pedro Teles de Santana1;

– O texto deve começar pelo título centralizado seguido pelo nome dos autores e orientador (centralizado à direita) e pela (a) introdução, (b) referencial teórico, (c) procedimentos de operacionalização do projeto de extensão; (d) análise dos  resultados, (e) conclusões.

– O short paper pode ter no máximo 04 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências;

– O short paper pode conter no máximo 08 autores e 01 orientador que tenham contribuído efetivamente para o planejamento e execução da prática/atividade de extensão.

– Credenciais (graduação e instituição de ensino) dos autores e credenciais dos orientadores devem ser inseridos como referências/notas de rodapé da primeira página do trabalho.

– Imagens, tabelas e gráficos devem ser inseridos de forma centralizada, contendo na parte superior:  numeração e título em negrito, com as iniciais de cada palavra em maiúsculo. Exemplo: Figura 1 –  Execução do Projeto; na parte inferior da imagem, tabela ou gráfico deve ser inserido a fonte, formatada com letras tamanho 10. Exemplo: Fonte: Acervo do projeto.

– As imagens não podem conter fotografias de indivíduos (pessoas da comunidade). Caso a imagem com identificação de pessoas seja indispensável no trabalho, utilizar blur  ou desfoque na área da face (rosto) para omitir a identificação pessoal.

– Recomendamos não identificar a instituição objeto da prática de extensão.

– Não inserir resumo no texto do short paper.

– As citações e referências devem atender às normas da NBR 10.520, atualizadas em 2023.

– Modelo disponível neste link 

 

Regras para Submissão:
– O trabalho deve ser redigido em português e atender as normas ortográficas.

- Recomendamos que antes da submissão, o trabalho passe por uma rigorosa revisão da ortografia da língua portuguesa e normas da ABNT de citação e referências.

– O trabalho deve ser submetido por um dos autores, tendo a anuência de todos os demais autores.

– O trabalho deve ser submetido em formato PDF e não será possível editar o documento após a sua submissão. O documento submetido será considerado a versão final do trabalho, por este motivo é indispensável a observância da língua portuguesa.

– No ato da submissão do short paper deve ser anexado o comprovante de inscrição no evento de pelo menos 1 (um) dos autores do trabalho. Cada inscrição, habilita uma submissão de short paper.

- As inscrições para o evento SEMPEX estarão disponíveis a partir do dia 10 de outubro de 2023.

PRAZO DE SUBMISSÃO

– O prazo de submissão será de 10 de outubro até 30 de outubro de 2023 às 23:59 horas.

 

TRABALHOS APROVADOS

– O resultado dos trabalhos aprovados será publicado a partir do dia 30 de outubro de 2023.

– Os trabalhos aprovados devem ser apresentados, oralmente, na SEMPEX 2023, em sala e horário a ser definido pela organização do evento.

– Para a apresentação do trabalho, recomendamos utilizar o Powerpoint ou ferramentas similares.

– Pelo menos 1 dos autores do trabalho deve comparecer à sessão de apresentação e realizar as exposição oral do short paper.

– O tempo de apresentação do trabalho será de 15 minutos.

– Após a apresentação de todos os trabalhos  será realizada uma discussão integrada de todos os textos para a construção de uma agenda de pesquisa/trabalho e sugestões de atividades de extensão universitária que sejam tecnicamente exequíveis/executáveis.

– Os trabalhos aprovados e devidamente apresentados na SEMPEX 2023 serão incluídos nos anais do evento e receberão certificações (certificado de apresentação e publicação em evento).

 

Para ser considerado aprovado, o trabalho deve obter a nota 7,0 em sua avaliação.

 

ESTRUTURA SUGERIDA PARA O TRABALHO
– Introdução

Deve (1) apresentar o contexto e/ou relevância do trabalho, (2) abordar um problema social e/ou oportunidade e/ou inovação na comunidade, (3) indicar os objetivos (geral e específicos).


– Referencial Teórico

Deve apresentar as bases teórico-científicas (conceitos, orientações, modelos) acerca do objeto do trabalho. Sugerimos a citação de no mínimo 3 (três) obras/autores que abordam/tratem o tema do projeto de extensão.


– Procedimentos de Operacionalização do Projeto de Extensão

Este capítulo não deve ser confundido com metodologia científica da pesquisa. Neste ponto, deve ser apresentado o percurso/estratégias (etapas, ações, ajustes, coleta de dados, análise dos dados) para a construção e execução do projeto de extensão que culminou no short paper.


– Análise dos Resultados

Deve apresentar  dados sobre a execução e os resultados do projeto ou atividade de extensão. Pode incluir imagens, tabelas e gráficos.


– Conclusões

Deve apresentar as efetivas contribuições para a comunidade objeto da atividade de extensão e a sua relação com os ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável)


– Referências

Todas as obras (autores) citadas no trabalho devem ser inseridas na lista de referências, seguindo as normas da ABNT NBR 10.520, atualizadas em 2023.

 

 

PREMIAÇÃO

–  Os 03 (três) melhores trabalhos serão premiados por meio de certificação, em solenidade específica.

 

INEDITISMO

– Os trabalhos devem ser inéditos (não publicados em revistas até a data do evento).

– Compreendemos que trabalhos publicados em anais de eventos científicos não perdem o seu ineditismo, podendo ser aperfeiçoados e publicados em outros eventos e/ou periódicos especializados, conforme regras estabelecidas por cada revista.

Seminário de Extensão da Universidade Tiradentes

Trabalhos vinculados a Atividades de Extensão

Saúde, Qualidade de Vida, Cultura e Justiça

Boa saúde e bem-estar,igualdade de gênero social, paz, justiça, acesso a direitos fundamentais, Mitigação da Pobreza, Fome zero.

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Inovação

Água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, vida embaixo d’água.

Educação e Empregabilidade

Educação de Qualidade, Igualdade de gênero no mercado de trabalho, emprego digno e crescimento econômico, redução das desigualdades.

Temas correlatos/afins

Trabalhos originados de relevante atividade junto a uma comunidade ou empresa.

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