PROPOSTA DE CONTROLE DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS
Resumo
As micro e pequenas empresas contribuem com 30% para o PIB (Produto Interno Bruto) e geram 72% dos postos de trabalho no Brasil (SEBRAE, 2023). Apesar da grande relevância destas empresas para a economia nacional, observa-se que a sua mortalidade é de aproximadamente 21,6% nos cinco primeiros anos de atividade. (SEBRAE, 2023)
Dentre os diversos motivos para a descontinuidade das pequenas empresas, destaca-se a deficiência na gestão financeira, o que envolve o controle de custos e a precificação (Pinheiro, Ferreira Neto, 2019). É muito comum que os micro e pequenos empresários confundam as finanças pessoais com as da empresa, não controlam seus custos e lucros e não têm conhecimento sobre precificação e finanças básicas (Cassiolato, 2022).
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão financeira de uma pequena empresa e propor uma ferramenta de controle de custos e precificação adequado a realidade e capacidade destas organizações.
Registra-se que a empresa objeto deste estudo demandou dificuldades de precificação, ausência de controle na remuneração dos colaboradores terceirizados, não estabelecimento dos recursos destinados à empresa e ao lucro do proprietário.