PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO ENDOMARKETING PARA A INTRODUÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA

Autores

  • Alicia Unit
  • Artur Abderraman UNIT
  • Matheus Unit
  • Milena Unit
  • Vitória unit
  • Ryan unit
  • Yasmin Dantas Couto UNIT
  • Prof. UNIT

Resumo

Organizações que comunicam-se bem conseguem desenvolver processos de forma eficientes, obtém resultados satisfatórios e dispõe de clima organizacional favorável. Por outro lado, empresas que não sabem se comunicar possuem dificuldades internas e transparecem as suas deficiências comunicacionais no atendimento ao seu cliente (Santana, et. al., 2019).

Existem diversas ferramentas que podem ser aplicadas para uma boa comunicação organizacional. No entanto, para que a comunicação seja bem sucedida, faz-se necessário, além de bons instrumentos de comunicação, a existência de uma cultura organizacional colaborativa e harmoniosa na empresa (Moreira, et. al., 2020). Para tanto, o endomarketing pode ser uma estratégia que contribua para a construção de um espaço favorável à comunicação organizacional (Barth; Negri, 2012). Neste contexto, o endomarketing “[...] trata-se de uma rede de canais estruturados de comunicação, com o objetivo de que líderes e liderados possam se comunicar de forma eficiente e compartilhar um ambiente saudável, que proporcione realização e felicidade aos profissionais” (Brum, 2010, p. 9). Diante do exposto, o presente artigo tem o objetivo de propor um plano de aplicação do endomarketing para a melhoria da comunicação interna de uma empresa do segmento de serviços industriais e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

Seminário de Extensão da Universidade Tiradentes