Estudos sobre Inclusão Digital nos artigos do XXI Workshop Informática na Escola

Autores

  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Marco Aurelio Grüdtner Camargo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Nathalia Luciano Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Pesquisa. Inclusão Digital. Workshop Informática na Escola.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa, nomeado “Inclusão digital em contextos educativos escolares: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Florianópolis/SC”. A pesquisa tem como objetivo principal investigar as relações teórico-práticas dos processos de inclusão digital em espaços educativos escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Teve início em 2016 e está sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura sobre o conceito de Inclusão Digital em anais de eventos e na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, além da realização de uma pesquisa de campo em 14 escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Apresentamos, neste artigo, os resultados preliminares da fase 01 -  Revisão de literatura sobre o conceito de Inclusão Digital, para a qual realizamos um estudo sobre 23 artigos selecionados nos anais do Workshop Informática na Escola (WIE-CBIE, 2015), tendo como foco a compreensão da concepção do conceito de inclusão digital nos trabalhos apresentados no WIE 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Marco Aurelio Grüdtner Camargo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bolsisita de Pesquisa do Centro de Educação a Distância (CEAD) e acadêmico do Curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Nathalia Luciano Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bolsisita de Extensão do Centro de Educação a Distância (CEAD) e acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Referências

ALVES, Ana. Formação continuada de educadores e as tecnologias digitais da informação e da comunicação em escolas do governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.415.

ALVES, Edileide; ASSIS, Cibelle; MARTINS, Fagner. Inclusão Digital e o Ensino de Matemática em Escolas Públicas: Vivências no Programa Infomat/Proext. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1 p. 340.

BEUTLER, Dário; TEIXEIRA, Adriano. As complexidades da cibercultura em Pierre Lévy e seus desdobramentos sobre a educação. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.514.

DOTTA, C. S.; TESTONI, A, E. Contribuições do dialogismo na interação didática assíncrona em mídia social na internet. In: CBIE-LACLO 2015 Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015)

FIGUEIREDO, Gislaine; NOBRE, Isaura; PASSOS, Marize. Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 127.

FILHO, Avelino; DUARTE, Flavio; KOPKE, Josemary; SAMPAIO, Fábio. One Laptop per Child: Análise sobre as implementações no Brasil e no Uruguai. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.504.

JUNIOR, Carlos; ARAÚJO, Wederson; BARRA, Alex; VIEIRA, Marcos. Informática Aplicada à Educação nas Escolas Públicas: Estudos e Perspectivas de Parcerias com Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 291.

LEVAY, Paula; FALCÃO, Taciana; DINIZ, Juliana; SOUZA, Rodrigo. Uma Experiência de Uso de Jogos Digitais como Ferramentas de Apoio para Aprendizagem de Inglês por Crianças. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 207.

LIMA, Luciana; LOUREIRO, Robson. A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v1. p. 395.

LIMA, Rodrigo; LIMA, Wamberto; MAIA, Dennys. Formação de Professores para TIC: Análise a Partir dos Cursos Ofertados pelo NTE-Natal. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 435.

MAGALHÃES, Yuri; SILVA, Ítalo; ALBUQUERQUE, Cassiano. Capacitação para o aperfeiçoamento do conhecimento tecnológico aos alunos do Ensino Médio. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió. v.1. p.29.

MARCON, Karina. A inclusão digital de educadores a distância: Estudo multicaso nas Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

MARINHO, Anna; JÚNIOR, Francisco; MORAIS, Pauleany; SOUZA, Givanaldo. Formação Inicial Docente em Questão: O PIBID na Licenciatura em Informática. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.370.

MELO, Maria; BEZERRA, Ellen; FILHO, José. A utilização do laptop educacional na contação de história. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.310.

MENDONÇA, Patricia; MACIEL, Cristiano; MOROSOV, Katia. Iniciativas de Inclusão Digital em escolas públicas por meio de uma revisão sistemática da literatura. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.594.

MONTEIRO, Jales; PIRES, Glice; LIMA, Dilberto; REGO, Lilian; MAIA, Dennys. Formação Inicial Docente para as TDIC: Análise a Partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 454.

SANTOS, Thiago; FILIPPO, Denise; PIMENTEL, Mariano. Computação Ubíqua para apoiar a educação musical: explorações com o Makey Makey. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.330.

SILVA, Ítalo; MAGALHÃES, Yuri, ALBUQUERQUE, Cassiano. Educação e Tecnologia: Inclusão Digital na Microrregião de Itaparica-PE. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 481.

SILVA, Manassés; GOMES, Alex. Análise do engajamento no contexto da formação de professores de Música utilizando a Openredu. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 360.

TEIXEIRA, Adriano; MARTINS, João; BATISTELA, Fernanda; PAZINATO, Ariane; ORO, Neuza. Programação de computadores para alunos do ensino fundamental: A Escola de Hackers. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015, v.1. p. 112.

TESTONI, Eleina; DOTTA, Silvia. Socialização do ensino em mídia social na internet: configurações constituídas. In: XXI Workshop de informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p.486

VICTAL, Enza; JUNIOR, Heraclito; RIOS, Patricia; MENEZES, Crediné. Aprendendo sobre o uso de jogos digitais na educação. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 444.

VIEIRA, M; BAPTISTA, B. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares. In. XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 197.

VIEIRA, Márcia; ALVES, Eliane. Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades. In XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015. v.1. p. 236.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Marcon, K., Camargo, M. A. G., & Cardoso, N. L. (2018). Estudos sobre Inclusão Digital nos artigos do XXI Workshop Informática na Escola. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9573

Edição

Seção

GT 04 - Educação, pesquisa e práticas de formação na cibercultura