Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento ou revista científica.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word  e em conformidade com os modelos que foram disponibilizados.
  • Esta submissão não ultrapassa a quantidade de 5 autores, incluindo o orientador. E o orientador do trabalho está como o último autor.
  • Esta submissão não se caracteriza como um artigos de revisão da literatura/bibliográfica/integrativa/narrativa ou de mesma natureza.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • No caso de mais de 1 autor, confirmo que todos os autores foram cadastrados no momento da submissão e as informações disponíveis estão correta.
  • Já realizei o pagamento e irei anexá-lo no ato da submissão do trabalho.

Diretrizes para Autores

A Universidade Tiradentes com a missão de difusão do conhecimento científico vêm convidar o público acadêmico e profissional da classe de Enfermagem para o 2º Congresso Nacional de Enfermagem (CONENF) / 16ª Jornada de Enfermagem da Unit (JEU) que serão realizados entre os dias 22 a 25 de agosto de 2022 no Campus Farolândia, na referida instituição. O CONENF terá como temática central: “Impacto das transformações sociais na saúde” e como é de praxe contará com nomes renomados em sua programação. A temática escolhida de caráter reflexivo e atual, promove o debate sadio para o repensar das práticas de saúde, o reposicionamento dos sujeitos e a tessitura de novas redes de atores, serviços e setores. Também coloca a pesquisa em pauta com a submissão de trabalhos e provoca essa para transposição de muros e ação para à sociedade. Refletiremos sobre as questões inerentes às políticas públicas, tentando, ao final do evento produzir uma reflexão indissociada de um fazer participativo, interventivo e formativo.

Submissões a partir do dia 15 de junho de TRABALHOS CIENTÍFICOS, na modalidade resumo expandido.

 

1. DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Serão aceitos apenas trabalhos originais (resultantes de pesquisa de campo ou da análise de dados secundários) ou de revisão sistemática de literatura sendo apresentados no formato de RESUMO EXPANDIDO. Não serão aceitos, em hipótese alguma, artigos de revisão da literatura/bibliográfica/integrativa/narrativa ou de mesma natureza. As normas de submissão dos RESUMOS EXPANDIDOS estão disponíveis em formato “.docx” da Microsoft Word® no modelo (modelo_artigo.docx) disponíveis no site <https://eventos.set.edu.br/conenf>.

Os RESUMOS EXPANDIDOS aprovados, deverão ser apresentados na modalidade Comunicação Coordenada (CC) através de exposição oral de 06 minutos com tolerância máxima de 2 minutos.

As apresentações deverão ser elaboradas em slides no formato Power Point® (.pptx ou .ppt) conforme modelo disponibilizado no site (modelo_apresentação_oral.pptx).

2. DAS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO

A data inicial de submissão de trabalhos é o dia 15 de junho de 2022 e o prazo limite para a submissão dos trabalhos científicos será até o dia 25 de julho de 2022.

Reitera-se que as normas de submissão, estão disponíveis no corpo do modelo no site.
Os trabalhos serão publicados nos ANAIS do evento, conforme especificado neste processo de submissão.
Todos os trabalhos devem cumprir rigorosamente as recomendações abaixo:

● Ser submetido exclusivamente pelo portal de eventos da UNIT através do endereço eletrônico <https://eventos.set.edu.br/conenf>;
● Todos os autores devem estar cadastrados no portal de eventos da UNIT com, no mínimo, dois autores com inscrições pagas até a data do envio, sendo obrigatoriamente um deles o autor-relator.
● Serão aceitos 5 autores por trabalho científico, incluindo o orientador;
● Só será permitida a submissão de até 2 (dois) trabalhos científicos por autor;
●O autor do trabalho, que fará a apresentação do mesmo, deve ser destacado sublinhado no corpo do trabalho científico sendo o primeiro autor;
● O orientador do trabalho deve ser o último autor;
● Todos os trabalhos envolvendo seres humanos devem apresentar, na metodologia, o número do parecer consubstanciado de aprovação do CEP/CEUA;
● Os relatos de experiência devem seguir as normas do comitê de ética em pesquisa.
●Todas as comunicações entre autor(es) e corpo editorial serão realizadas exclusivamente por e-mail através do endereço de e-mail cadastrado no portal de eventos;
Atentar para o adequado cadastro dos autores e orientadores. Os dados do arquivo de submissão serão usados para a emissão de certificados e será de inteira responsabilidade dos mesmos;
●Os certificados de apresentação, bem como a publicação nos ANAIS, estão condicionados ao atendimento dos pré-requisitos de submissão e a apresentação no horário e data definidos pela comissão organizadora;
● O certificado será entregue ao autor ou ao orientador do trabalho. Após o ACEITE não serão alteradas qualquer tipo de informação e nem alterado o arquivo anexado. Evite transtornos fazendo uma conferência cuidadosa e criteriosa;
● À organização, reserva-se a possibilidade de aceitar ou não os trabalhos recebidos, respeitando-se os critérios estabelecidos pela Comissão Científica no Barema;
● Só serão considerados os trabalhos que forem submetidos, até às 23h59min do dia 25 de julho de 2022;
● Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem em total consonância com as normas especificadas neste edital e nos referidos modelos;
● A avaliação dos RESUMOS EXPANDIDOS será realizada sem a prévia identificação dos autores (avaliação cega);
● Todas as informações emitidas pelos autores serão de total responsabilidade dos mesmos, isentando a Comissão Organizadora do CONENF de qualquer responsabilidade.

 

3. DOS CRITÉRIO PARA REJEIÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Não serão aceitos trabalhos científicos nas seguintes condições:

● Trabalhos de revisão não sistemática de literatura;
● Trabalhos científicos submetidos em desacordo com as normas e padrões especificados;
● Trabalhos submetidos fora do prazo;
● Trabalhos que não estejam em formato Microsoft Office Word;
● 3 (três) ou mais trabalhos com o mesmo autor principal.
● Trabalhos em discordância com as Resoluções nº 196/96, nº 466/12, nº 510/16 e nº 580/2018 que versam sobre os aspectos éticos da pesquisa;
● Trabalhos submetidos sem os comprovantes de pagamento. Obs.: durante a submissão os comprovantes deverão ser digitalizados e apresentar-se legível, devendo ser anexados na opção “incluir documento suplementar” no site de submissão.
RESUMOS EXPANDIDOS com resultados, metodologia e/ou análise estatística ausente ou inadequada;
● Trabalhos não relacionados com a temática do evento ou sem relevância científica;
● Trabalhos que obtiverem pontuação, de acordo com o Barema (Anexo 1), menor que 7,0 (sete).

 

4. DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

O trabalho científico deverá ser apresentado pelo autor-relator, identificado de forma sublinhada no corpo do trabalho.


Não será permitida a apresentação em outra data, horário e local, além do que foi definido pela Comissão Científica. As datas, horários e locais de apresentação serão disponibilizados até o dia 16 de agosto de 2022.

 

5. DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Os comprovantes de pagamento deverão ser anexados no ato da submissão do trabalho; Obs.: durante a submissão os comprovantes deverão ser digitalizados e apresentar-se legível, devendo ser anexados na opção “incluir documento suplementar” no site de submissão.

● A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo que o trabalho não seja apresentado ou não seja aprovado pela comissão científica.

 

6. DA PREMIAÇÃO

Os 3 (três) melhores trabalhos serão premiados.

 

7. DOS EIXOS TEMÁTICOS

Os trabalhos submetidos deverão ser categorizados de acordo com um dos seguintes eixos temáticos:


Eixo temático 01: Educação em Enfermagem

Neste eixo serão contemplados trabalhos que abordem a formação, legislação, modalidade de ensino e inovação na educação em enfermagem e pesquisas que envolvam a história, filosofia e ciência da enfermagem.

Eixo temático 02: Desenvolvimento assistencial e tecnológico em saúde e enfermagem

Neste eixo serão contemplados trabalhos que abordem os aspectos éticos, científicos e assistenciais do cuidado em Enfermagem. E estudos que desenvolvam processos e produtos em saúde e enfermagem.

Eixo temático 03: Planejamento, gestão e indicadores de qualidade no processo de trabalho em saúde e enfermagem

Neste eixo serão contemplados trabalhos que envolvam o processo organizativo da gestão do cuidado, ferramentas e indicadores de qualidade aplicados ao processo de trabalho em saúde e enfermagem.

Eixo temático 04: Políticas e sistemas de atenção à saúde

Neste eixo serão contemplados estudos que analisem políticas públicas, programas, protocolos e sistemas de atenção à saúde.

 

NORMAS PARA AS APRESENTAÇÕES

 

E-BANNER

● O horário e local da exposição e apresentação serão informados após a divulgação de todos trabalhos aprovados;

● O apresentador obrigatoriamente deve ser o autor; Apenas será permitido substituição por outro co-autor em casos de impossibilidade do autor com comprovação legal.

● A entrega do arquivo de apresentação deve ser realizada até 48 horas antes da realização do evento, através do e-mail da comissão científica: cientificaconenf@gmail.com, sob pena de não poder apresentar o trabalho.

● O apresentador deve comparecer ao local de apresentação com pelo menos 30 minutos de antecedência ao horário previsto para sua apresentação e deve assinar a lista de frequência ao final da mesma;

● A apresentação deverá ser feita sob forma de slide digitais conforme modelo disponível no site (modelo_apresentação_oral.pptx);

● O apresentador terá, no máximo, seis (06) minutos para expor seu trabalho, seguida de um período de dois (2) minutos para eventuais questionamentos. As apresentações serão avaliadas por uma banca de docentes designados pela Comissão Científica.

 

DA DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Congresso Nacional de Enfermagem – CONENF. O(a) autor(a) reconhece está como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.

 

DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados na plataforma serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

BAREMA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

Cada ítemserá avaliado de 0 a 10 pontos.

• Introdução: Coerência e adequação ao objetivo do trabalho;

• Objetivo: Clareza, relevância e pertinência;

• Métodos: Delimitação e adequação ao objetivo proposto;

• Resultados: Clareza, consistência, análise dos dados e alcance dos objetivos;

• Considerações finais/Conclusão: Coerência com os objetivos propostos;

• Relevância: Inovação e contribuição para área de conhecimento;

• Qualidade da redação: Ortografia e gramática e Organização do texto: Normas, clareza e objetividade.

 

Eixo temático 01: Educação em Enfermagem

Neste eixo serão contemplados trabalhos que abordem a formação, legislação, modalidade de ensino e inovação na educação em enfermagem e pesquisas que envolvam a história, filosofia e ciência da enfermagem. 

Eixo temático 02: Desenvolvimento assistencial e tecnológico em saúde e enfermagem

Neste eixo serão contemplados trabalhos que abordem os aspectos éticos, científicos e assistenciais do cuidado em Enfermagem. E estudos que desenvolvam processos e produtos em saúde e enfermagem.

Eixo temático 03: Planejamento, gestão e indicadores de qualidade no processo de trabalho em saúde e enfermagem

Neste eixo serão contemplados trabalhos que envolvam o processo organizativo da gestão do cuidado, ferramentas e indicadores de qualidade aplicados ao processo de trabalho em saúde e enfermagem.

Eixo temático 04: Políticas e sistemas de atenção à saúde

Neste eixo serão contemplados estudos que analisem políticas públicas, programas, protocolos e sistemas de atenção à saúde.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.