SARCOPENIA NA DOENÇA RENAL CRÔNICA: DOS FATORES DE RISCO ÀS MEDIDAS DE INTERVENÇÃO
Palavras-chave:
Insuficiência renal crônica, sarcopenia, nutrição, fisioterapiaResumo
Introdução: A sarcopenia é caracterizada pela diminuição de massa magra, força e função muscular de caráter crônico e está relacionada de forma mais expressiva com o processo de envelhecimento. Esta condição pode ser comum em indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) sendo determinada pelo equilíbrio negativo entre ruptura e crescimento do músculo esquelético que é afetado pelo ambiente urêmico. Estudos demonstram que mais de 20% dos pacientes com DRC em estágio mais avançado desenvolvem esse quadro. Objetivo: Descrever os fatores de risco e as condutas nutricionais e fisioterapêuticas para a sarcopenia em indivíduos com DRC. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada em outubro de 2019. O levantamento bibliográfico contou com publicações de 2015 a 2019, nas bases de dados Scielo, Bireme e Pubmed. Sendo utilizados os seguintes descritores: doença renal crônica (chronic kidney disease) AND sarcopenia (sarcopenia). Foram selecionados artigos originais publicados na língua inglesa e portuguesa que abordavam a relação da sarcopenia com a doença renal crônica. Resultados e discussão: Para a realização desta revisão foram utilizados 6 artigos que obedeciam aos critérios de inclusão. Ao ser feita a análise observou-se que a progressão da DRC é uma condição de risco para o desenvolvimento de sarcopenia, podendo ser causada por um complexo multifatorial que envolve ingestão alimentar insuficiente, inatividade física, aumento dos marcadores inflamatórios, acidose metabólica, estresse oxidativo, alterações hormonais e deficiência de vitamina D, podendo contribuir para o catabolismo proteico. Em relação ao manejo nutricional, observa-se que este é realizado através de aconselhamento dietético, com o objetivo de corrigir anormalidades metabólicas e nutricionais, gerenciando de maneira correta a demanda energética, monitorando regularmente o estado nutricional e funcional do paciente, devendo a oferta proteica ser individualizada uma vez a oferta insuficiente ou excessiva pode culminar em agravamento de ambos os quadros. A prática de atividades físicas é identificada como um importante determinante na melhora da qualidade de vida desses pacientes. Desse modo, a fisioterapia contribui de forma significativa através de programas de exercícios, inseridos durante o acompanhamento ambulatorial ou na realização da hemodiálise, promovendo a melhora da capacidade funcional e desempenho físico nas atividades de vida diária. Conclusão: O paciente com DRC possui diversos fatores que podem culminar em sarcopenia, sendo evidente a importância de um cuidado multidisciplinar na prevenção e tratamento desse agravo advindo de DRC. É imprescindível a individualização do plano terapêutico nutricional e fisioterápico, já havendo evidências que ambos são importantes no processo de reabilitação.Downloads
Referências
D'ALESSANDRO, C. et.al. Prevalence and Correlates of Sarcopenia among Elderly CKD Outpatients on Tertiary Care. Nutrients. , v. 10, n. 12, 2018.
MOORTHI, R.N; AVIN K.G. Clinical relevance of sarcopenia in chronic kidney disease. Curr Opin Nephrol Hypertens. v.26, n.3, p. 219 – 228, 2017.
RYMARZ. A, et.al. Low lean tissue mass can be a predictor of oneyear survival in hemodialysis patients. Ren Fail. v. 40, n. 1, p. 231 – 237, 2018.
SILVA, Saulo Freitas da et al . Fisioterapia durante a hemodiálise de pacientes com doença renal crônica. J. Bras. Nefrol., São Paulo , v. 35, n. 3, p. 170-176, Sept. 2013 .
SOUZA, A.V. et al. Sarcopenia na Doença Renal Crônica. J Bras Nefrol, v. 37, n.1, p. 98-105, 2015.
ZIOLKOWSKI, S.L et al. Relative sarcopenia and mortality and the modifying effects of chronic kidney disease and adiposity. Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle 2019; 10: 338–346 v. 10, n.2, p. 338 – 346, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.