Fatores críticos para a qualidade de serviço em TI: uma análise a partir do modelo SERVQUAL

Autores/as

Palabras clave:

Gestão Tecnologia da Informação, Governança, COBIT, Serviços

Resumen

Este trabalho analisou as melhores práticas de mercado na gestão de tecnologia da informação como o framework Cobit (Control Objectives for Information Technology) alinhadas às ferramentas consagradas de mensuração de percepção de qualidade de serviços, de forma a identificar os fatores críticos de sucesso para a aferição de qualidades de serviços em TI. Utilizou-se a metodologia SERVQUAL, que através de um questionário dividido em duas partes e vinte e duas perguntas cada, que permitiu identificar as lacunas entre a expectativa e a percepção dos serviços fornecidos em cada uma das cinco dimensões da qualidade de serviço: tangibilidade, confiabilidade, responsabilidade, segurança e empatia. Para cada dimensão identificada como crítica, relacionou-se um conjunto de objetivos de controle do Cobit que permitem a atuação na melhoria das avaliações dos elementos críticos.

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Publicado

2017-12-11

Cómo citar

Iwasa, F. T., & Tavares, E. (2017). Fatores críticos para a qualidade de serviço em TI: uma análise a partir do modelo SERVQUAL. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/7955

Número

Sección

TIC - Tema 02 - Governança e Estratégia de TI/SI: Investimentos, Competitividade, Valor e Desempenho