Inteligência Emocional Como Eficácia Nas Organizações.

Autores

  • Beatriz Santos de Jesus UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Luciano Saraiva Goulart Júnior UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Sarah Crispim Ramos de Souza UNIVERSIDADE TIRADENTES

Resumo


RESUMO
A Inteligência emocional, é uma ciência que mostra-se cada vez mais eficiente no ambiente organizacional. Consiste em um tipo de inteligência que envolve o controle das próprias emoções e a capacidade de lidar com as emoções das pessoas ao seu redor. O presente artigo traz como objetivo analisar como os estados emocionais podem interferir nos relacionamentos e tomadas de decisões das pessoas no ambiente corporativo. Tratando-se de uma organização, um funcionário emocionalmente inteligente é um fator decisivo para a obtenção do sucesso, pois, a união das habilidades emocionais com as técnicas resulta em um colaborador focado, que possui autocontrole e autoconfiança, facilidade de trabalhar em equipe, equilíbrio na solução de conflitos e empatia para com os outros, mas, quando o mesmo não apresenta tais habilidades, é possível que as emoções afetem os processos de trabalho. Na tentativa de conhecer mais esse campo, o referente estudo analisou como o equilíbrio emocional dos colaboradores pode influenciar no ambiente de trabalho. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise utilizando-se o método quali-quantitativa. O universo da pesquisa foi a empresa Saraiva Materiais de Limpeza LTDA, localizada em Aracaju-SE, nos setores de logística e RH. O instrumento utilizado foi o questionário baseados nos indicadores fundamentados nos objetivos específicos trabalhados durante a pesquisa. Dessa forma, conclui-se que os dados empíricos relatados no estudo possibilitaram integrar maior conhecimento acerca do tema, constatando a importância de desenvolver a inteligência emocional e agrega-la como uma vantagem competitiva dentro de uma organização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

de Jesus, B. S., Goulart Júnior, L. S., & Ramos de Souza, S. C. (2019). Inteligência Emocional Como Eficácia Nas Organizações. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9654

Edição

Seção

ADM - Tema 03 - Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional