Inteligência Emocional Como Eficácia Nas Organizações.
Resumo
RESUMO
A Inteligência emocional, é uma ciência que mostra-se cada vez mais eficiente no ambiente organizacional. Consiste em um tipo de inteligência que envolve o controle das próprias emoções e a capacidade de lidar com as emoções das pessoas ao seu redor. O presente artigo traz como objetivo analisar como os estados emocionais podem interferir nos relacionamentos e tomadas de decisões das pessoas no ambiente corporativo. Tratando-se de uma organização, um funcionário emocionalmente inteligente é um fator decisivo para a obtenção do sucesso, pois, a união das habilidades emocionais com as técnicas resulta em um colaborador focado, que possui autocontrole e autoconfiança, facilidade de trabalhar em equipe, equilíbrio na solução de conflitos e empatia para com os outros, mas, quando o mesmo não apresenta tais habilidades, é possível que as emoções afetem os processos de trabalho. Na tentativa de conhecer mais esse campo, o referente estudo analisou como o equilíbrio emocional dos colaboradores pode influenciar no ambiente de trabalho. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise utilizando-se o método quali-quantitativa. O universo da pesquisa foi a empresa Saraiva Materiais de Limpeza LTDA, localizada em Aracaju-SE, nos setores de logística e RH. O instrumento utilizado foi o questionário baseados nos indicadores fundamentados nos objetivos específicos trabalhados durante a pesquisa. Dessa forma, conclui-se que os dados empíricos relatados no estudo possibilitaram integrar maior conhecimento acerca do tema, constatando a importância de desenvolver a inteligência emocional e agrega-la como uma vantagem competitiva dentro de uma organização.