Competência Empreendedora e Estratégias Competitivas de Pequenos Negócios: Estudo de Caso na Loja Graça Morena

Autores

  • TIAGO HENRIQUE SILVA VIEIRA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Competências empreendedoras, estratégias, micro e pequenas empresas.

Resumo

A necessidade de compreender a relação entre as competências empreendedoras e as estratégias competitivas tornou-se algo essencial para a manutenção e desenvolvimento das micros e pequenas empresas. Assim sendo, o presente estudo tem como principal objetivo analisar as competências do empreendedor para o desenvolvimento de estratégias competitivas na loja Graça Morena, localizada na cidade de Aracaju – SE. Caracteriza-se por um estudo qualitativo, realizado no período de 2018/1, com a utilização de entrevista e observação, junto a empresa e sua gestora. Os dados coletados na pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados descrevem o perfil da empresária e do seu empreendimento, além de constatar que a mesma possui algumas competências empreendedora, dentre as seis abordadas na pesquisa, e utiliza com maior intensidade a estratégia analítica para nortear suas ações dentro da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TIAGO HENRIQUE SILVA VIEIRA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduado em Administração pela Universidade Tiradentes.

Referências

ANACLETO, Cristiane Alves. PALADINI, Edson Pacheco. Gestão estratégica da qualidade para empresas produtoras de alimentos orgânicos: diretrizes para a expansão do mercado consumidor. Navus (Revista de Gestão e Tecnologia). Florianópolis – SC, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BORGES, C. et al. Empreendedorismo sustentável: proposição de uma tipologia e sugestões de pesquisa. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, n.1, p. 77-100, 2013.

BORGES, G.M.; KEMPNER-MOREIRA, F., Competências empreendedoras: as características requeridas do profissional moderno, Anais do I SUCEG – Florianópolis – SC, 2017.

BRILHANTE, W.A.M.; PASSOS, D.F.O.; SILVA, S.C.;FERREIRA, E.; PIRES, E.C.M.G, ANÁLISE DA VANTAGEM COMPETITIVA COM BASE NO MODELO ESTRATÉGICO DA MASSA CRÍTICA EM UMA EMPRESA VAREJISTA NA CIDADE DE PATOS-PB, ENEGEP, Fortaleza -CE, 2015.

CAMPOS, E.B.D, Competências Empreendedoras: uma Avaliação no Contexto de Empresas Juniores Brasileiras, Universidade de Brasília, Brasília -DF, 2015

CANÇADO, A. C.; VILLELA, L. E.; SAUSEN, J.O.; Gestão social e gestão estratégica: reflexões sobre as diferenças e aproximações de conceitos. RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental ISSN: 1981-982X, São Paulo, 2016.

CARLOS, E A., Competências para Empreender com Sucesso no Setor Brasileiro de Serviços: Uma Comparação entre Importância, Posse e Prática. Fundação Instituto De Administração, São Paulo, 2016.

FALLER, L.P., ALMEIDA, M.I.R., Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do varejo de móveis planejados para um futuro competitivo, Revista Adm., São Paulo, 2014.

GATIYATULLIN, M. K.; NIGMATOV, Z. G. Formation of Entrepreneurship Culture with Technical University Students. Middle East Journal of Scientific Research, v. 19, n. 4, p. 544-548, 2014.

GONÇALVES, J.L., PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A CONTROLADORIA COMO MÉTODO DE APOIO AO EMPREENDEDOR NAS PEQUENAS EMPRESAS, Monografia, Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Curitiba, 2013.

GURGEL, I.L.P., MARTINS, A.S., GURGEL, A.M.,COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA GERIR E BUSCAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO: UM ESTUDO COM GESTORES DE EMPRESAS NASCENTES DE BASE TECNOLÓGICA, XX SEMEAD, 2017.

KATO-CRUZ, E.M, SILVA, L.I., RELAÇÕES DE PODER NO STRATEGIZING DE UMA REDE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, Desafio Online, Campo Grande, v.3, n.3, art.3, Set./Dez. 2015.

LENZI, F. C.; SANTOS, S. A.; CASADO, T.; KUNIYOSHI, M. S. Empreendedores Corporativos: Um Estudo sobre a Associação entre Tipos Psicológicos e Competências Empreendedoras em Empresas de Grande Porte de Santa Catarina - Brasil. Revista de Administração da Unimep, v.13, p. 117-141, 2015.

LIZOTE, S.A.; VERDINELLI, M.A. Competências empreendedoras: um estudo com funcionários administrativos de uma empresa do ramo alimentício. RPCA, Rio de Janeiro, v. 8 n.1, jan/mar, 2014.

Man, T. W. Y., & Lau, T. Entrepreneurial competencies of SME owner/manager in the Hong Kong services sector: a qualitative analysis. Journal of Enterprising Culture, 2000.

MAZZURANA, J.E.J.; JUNG. C.F., Um modelo aplicado à melhoria dos processos de planejamento estratégico e autoavaliação em Instituições de Ensino Superior Privadas, COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara/RS - v. 11, n. 1, jan./jun. 2014.

MELLO, S. C. B.; LEAO, A. L. M. S., PAIVA JUNIOR, F. G., Competências empreendedoras de dirigentes de empresas brasileiras de médio e grande porte que atuam em serviços da nova economia. Rev. adm. contemp., vol.10, n.4, 2006.

Miles Raymond E., Snow Charles C. Organizational Strategy, Structure, and Process (New York: McGraw-Hill, 1978). Google Scholar.

MIRANDA, L.B.S; FRANÇA, I.M; FERREIRA, J.A.D; MARTINS, M.R.; MIRANDA, L.M., FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS UTILIZADAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE REALIZADA NO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE DE VIÇOSA - MG, Revista Conbrad, Maringá, v.1, n.2, p. 39-52, 2016.

MINTZBERG, H., & QUINN, J. B. (2001). O processo da estratégia (2a ed). Porto Alegre: Bookman.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 2013.

PORTER Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análises de indústrias

e da concorrência: tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga. - 2 ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2004 – 9ª Reimpressão

RODRIGUES, I.R., CASTRO, J.D.B., A IMPORTÂNCIA DAS MICRO EMPRESAS (ME) NO ATUAL CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO, Universidade Estadual de Goiás, SEPE, Anapólis – GO, 2017.

ROJO, Claudio Antonio. Diagnóstico Ambiental - uma etapa do Planejamento estratégico para Instituições de ensino superior da iniciativa privada: O caso da faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – UNIVEL. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

SANTOS, A.E..S, LUANA, S.S.G., BARROS, T.N., SCHAFFER, D., CALDEIRA, A., Contribuições Para Ganhos No Desempenho De Uma Empresa Familiar Em Processo Sucessório: Um Relato Empírico, XX SEMEAD, São Paulo, 2017.

SANTOS, DSR, SANTOS, L.P., PEREIRA, M.S.B, GOVERNANÇA NA GESTÃO PÚBLICA: a importância do planejamento estratégico e a escolha da ferramenta adequada. um estudo de caso da SEFIN - RO, Revista Farociencia, 2015.

SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. Brasília-DF: Sebrae, 2014.

SEBRAE - Sobrevivência das empresas no Brasil; Outubro/2016

SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/PortaL%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_n%20o_Brasil=2013.pdf>. Acessado em: 30 de Outubro de 2017.

SILVA, C.J.N, GOVERNANÇA E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DE TIC E NEGÓCIO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS SERGIPANAS: proposta de melhorias na Metodologia PETIC a partir da gestão de riscos e da comunicação e transparência de TIC, Centro de ciências exatas e tecnológicas programa de pós-graduação em ciência da computação, São Cristóvão - SE, 2017.

SILVA, L.P., OLIVEIRA, A.C., PEREIRA, L.J. e MENDONÇA, C.M.C., Planejamento estratégico participativo e seus efeitos no clima organizacional, Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, 2017.

SOUZA, Victória Balady Reis de Souza, OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araújo Querido; MORAES, Marcela Barbosa. Gestão Estratégica em Pequenas Empresas de Base Tecnológica.Taubaté-SP, Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 2016.

SOUZA, A. M. DE. Análise exploratória dos impactos das decisões de marketing sobre o desempenho da entrega da área das operações a partir das redes neurais artificiais UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS -UNISINOS, Porto Alegre, 2013.

SOUZA, Victória Balady Reis de Souza, OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araújo Querido;

TEIXEIRA, C.A.C., ALONSO, V.L.C., A Importância do Planejamento Estratégico para as Pequenas Empresas, XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende - RJ, 2014.

VOSGERAU, D.S.R., MEYER, P., CONTRERAS, R., Análise de dados qualitativos nas pesquisas sobre formação de professores, Rev. Diálogo Educ., Curitiba, 2017.

YAZDANFAR, D.; ABBASIAN, S.; HELLGREN, C. Competence development and performance among Swedish micro firms, European Journal of Training and Development, Reino Unido, UK, V. 38, n 3, p. 162 - 179, 2014.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

VIEIRA, T. H. S. (2019). Competência Empreendedora e Estratégias Competitivas de Pequenos Negócios: Estudo de Caso na Loja Graça Morena. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9642

Edição

Seção

ADM - Tema 02 - Estratégias Empresariais e Comunicação Organizacional