Programa Nacional de Alimentação Escolar: Uma Análise da Importância da Logística de Distribuição

Autores

  • Luciana Chagas Uchôa de Mendonça Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-9078-9257
  • Julio Cesar Pereira Batista Universidade Tiradentes
  • Anísio Couto do Nascimento Universidade Tiradentes
  • Mateus dos Santos Sá Universidade Tiradentes
  • Danielle Thaís Barros de Souza Leite

Palavras-chave:

Logística, Cooperativas, PNAE

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), segundo dados do INEP e MEC, serve em torno de 37 milhões de refeições diariamente no país e possui ainda um aporte financeiro do Governo Federal na ordem de 1 bilhão de reais por ano. A partir de 1994, a gestão do programa passou a ser feita de forma descentralizada onde os estados e municípios se responsabilizaram a efetivar a compra desses alimentos destinados para a merenda escolar. A descentralização desta aquisição, de fato, foi um avanço significativo uma vez que além de racionalizar melhor a logística e os custos de distribuição, também se respeitou à cultura das crianças em relação aos hábitos e costumes alimentares de cada região do país bem como a produção local. Em relação ao desenvolvimento local, a efetivação dessa compra de forma descentralizada representou uma maior possibilidade de aquisição de alimentos dos produtores da região, especialmente dos agricultores familiares, gerando emprego e renda aos mesmos. Neste enfoque, os aspectos positivos e os problemas existentes na efetivação do Programa, especialmente os gargalos referente à logística de distribuição dos alimentos nas escolas serão tratados no presente trabalho além de apresentar sugestões de melhoria no fornecimento de alimentação escolar para crianças e adolescentes de forma eficaz por parte das cooperativas de agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Chagas Uchôa de Mendonça, Universidade Tiradentes

Especializanda do MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva – UNIT, Especialista em Gestão Pública: Orçamento, Finanças e Responsabilidade Fiscal – UNIT, Bacharel em Direito – UNIT, Mestranda do Programa de Pós - Graduação de Geografia – PPGEO/UFS, Membro do Grupo de Pesquisa sobre as Transformações no Mundo Rural – GEPRU/UFS

Julio Cesar Pereira Batista, Universidade Tiradentes

Especializando do MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva – UNIT, Especialista em Gestão Pública: Orçamento, Finanças e Responsabilidade Fiscal – UNIT, Bacharel em Ciências Econômicas – UFS, Membro do Grupo de Pesquisa sobre as Transformações no Mundo Rural – GEPRU/UFS

Anísio Couto do Nascimento, Universidade Tiradentes

Especializando do MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva – UNIT, Licenciado em Filosofia UCSAL/BA

Mateus dos Santos Sá, Universidade Tiradentes

Especializando do MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva – UNIT, Bacharel em Admnistração - UNIT

Danielle Thaís Barros de Souza Leite

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, graduada em Administração.

Referências

ABRAMOVAY, R. (2001) – “Conselhos além dos limites” – in Abramovay 2003.

ANDRADE, Marcia Regina, COSTA, José Eloísio, JUNIOR, Marco Antonio Mitidieri. Uma Releitura do Território no Contexto das Políticas de Desenvolvimento Territorial. Experiências e Reflexões sobre o Desenvolvimento Rural e Regional. 1ª ed. Aracaju: Edise, 2014.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2009.

CARVALHO, Diana Mendonça, COSTA, José Eloísio, MENDES, Marcelo Alves. Aspectos da Gestão Social dos Territórios Rurais: Experiências no Agreste de Alagoas. Disponível em http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/sernne/artigo18.pdf Acesso em setembro 2015.

DINIZ, Paulo (2002). Ação coletiva e convivência com o semi-árido: a experiência da articulação do semi-árido paraibano - Dissertação de mestrado – Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

FAVARETO, Arilson da Silva. Paradigmas do Desenvolvimento rural em Questão – do Agrário ao Territorial. Tese (Doutorado em Geografia. Universidade de São Paulo 2006).

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAESBAERT, Rogério. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, Milton; BECKER, Bertha k. (Org).Território, Territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007a. p. 43-71.

MUSETTI, M. A. A identificação da entidade gestora logística: uma construção para seu processo de formação e educação. 2000. 159 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica)-Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000.

Nogueira-Martins, Maria Cezira Fantini, and Cláudia Maria Bógus. "Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde." Saúde e sociedade 13.3 (2004): 44-57.

NOVAES, Antonio Galvão. “ Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição”. Rio de Janeiro. 4ª edição. Ed. Elsevier (2015).

OCDE (2001 a) – Cities and regions in the new learning economy – Paris.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia de Poder. São Paulo: ed. Atica, 1993.

SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SCHNEIDER, Sérgio. A abordagem territorial do desenvolvimento rural e suas articulações externas. Sociologias. Porto Alegre, ano 06, nº 11, p. 88 – 125, jan/jun 2004.

SCHNEIDER, Sérgio; BLUME, Roni. Ensaios para uma abordagem territorial da ruralidade: em busca de uma metodologia. Revista Paranaense de desenvolvimento. Curitiba, n. 107, p. 109-135, jul/dez 2004.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Uchôa de Mendonça, L. C., Pereira Batista, J. C., Couto do Nascimento, A., dos Santos Sá, M., & Barros de Souza Leite, D. T. (2017). Programa Nacional de Alimentação Escolar: Uma Análise da Importância da Logística de Distribuição. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/8434

Edição

Seção

ADM - Tema 04 - Gestão da Produção, Logística e Operações Sustentáveis