Marketing Digital no acesso à informação: análise dos Websites de Bibliotecas das Universidades Sergipanas
Palavras-chave:
Marketing Digital, Websites, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho das bibliotecas das universidades de Sergipe na utilização do marketing digital com vistas ao desenvolvimento das respectivas páginas da Internet. A investigação inseri a abordagem qualitativa, que tem como base metodológica a pesquisa exploratória e descritiva, utiliza-se da entrevista semiestruturada como instrumento de construção de dados, - sendo dois bibliotecários os inqueridos nas universidades de referências - suportados em indicadores de desempenho para websites, ponderados segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). A análise de resultados evidencia a importância do marketing digital nos processos de interação entre bibliotecas e usuários, tanto no que diz respeito do seduzir novos usuários, quanto na manutenção destes, além de que possibilita agenciar a visibilidade do acervo, das ações culturais e demais serviços a fim de promover as instituições a patamares de excelência.Downloads
Referências
ARAUJO, Ronaldo Ferreira; ARAÚJO, Janiele Oliveira. O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, p. 176-196, 2018. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições, v. 70. Lisboa: 2009.
CAMPOS, Verônica; PRESSLER, Neusa. Gerenciamento da imagem: a influência da comunicação integrada para agregar valor econômico à marca. Revista Movendo Ideias, v. 20, n. 2, p. 38-44, 2018.
CARATTI, Jônatas Marques. Dentro e fora dos ringues: o processo de constituição do boxe moderno e sua difusão e recepção na América Latina (Séculos XVIII–XX). 2017.
COLNAGO, CAMILA K. Mídias e redes sociais digitais: conceitos e práticas. In: Bueno, Wilson da Costa(Org). Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. Barueri: Manole, 2015.
COSTA, Lucas Willian da et al. Utilização de ferramentas de marketing digital: um estudo do mercado de empresas de festas infantis. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.
FONTOURA, Júlia Mara et al. Avaliação de websites na promoção dos serviços das unidades de informação: o caso das bibliotecas da PUC-Rio. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2017. GIROTO, Luan; FORMENTINI, Rosangela. Estratégia de marketing digital para unidades informacionais: Estudo dos websites de Arquivos e Bibliotecas Públicas Estaduais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 8, n. 2, p. 144-162, 2017. GULKA, Juliana Aparecida; DE OLIVEIRA LUCAS, Elaine Rosangela; CORREA, Elisa Cristina Delfini. O uso de marketing digital em bibliotecas. Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. 1, p. 59-69, 2018.
LEAL, Alessandra et al. O uso da mídia no marketing estratégico. 10. ed., Guarujá, Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico. 2017, p. 1-18.
LIMA, Vanusia Edna Leite de. Marketing em unidades de informação: estratégias de promoção e comunicação de serviços na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MELO, Lílian Lima; MARQUES, Denilson Bezerra; PINHO, Fábio Assis. A biblioteca universitária e sua atuação frente à mutabilidade de paradigmas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 5, n. 1, p. 69-89, 2014. RUSSO, L. Mastering marketing. Library Journal, v. 142, n. 4, p. 46-48, mar. 2017. SANTOS, Igleide de Oliveira. Marketing digital: análise das mídias sociais nas unidades de informação. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação), Departamento de Ciências da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
SANTOS, José Carlos Sales; SOUZA, Jaqueline Silva. A interatividade mediada por computador como oportunidade de consecução de informações políticas na Internet. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, p. 103-117, 2016.
SANTOS, Laura Amanda Miro dos, BARROS, Silas Almeida de. Marketing digital: uma ferramenta estratégica de comunicação entre empresas e consumidores. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Curso de Administração, Faculdade CESMAC do Sertão, Palmeira dos Índios-AL, 2019.
SILVA, Elder Campos; OLIVEIRA, Rodrigo Batista. Gestão dos 4PS-Promovendo a prática do Marketing para artesãos: um estudo realizado com artesãos do município de Parantins-AM. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales. Disponível em: https://www. eumed.net/rev/cccss/2018/07/promovendo-marketing-artesaos.html. Acesso em: 15 set. 2019. SILVA, Keina Maria Guedes; TABOSA, Hamilton Rodrigues. Marketing de relacionamento em bibliotecas universitárias. Informação & Informação, v. 19, n. 3, p. 219-241, 2014. SILVA, Marta Costa da. E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online: caso Clubefashion. 2015. Tese de Doutorado. Instituto Superior de Economia e Gestão. SILVEIRA, Daniel. Número de internautas cresce em cerca de 10 milhões em um ano no brasil, aponta IBGE. G1, 20 dez. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/ tecnologia/noticia/2018/12/20/numero-de-internautas-cresce-em-cerca-de-10-milhoes-em-u m-ano-no-brasil-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 21 fev. 2019.
SOUSA FILHO, Agenor Leandro; VIEIRA, David Vernon. O uso de mídias sociais como estratégia de marketing. Um olhar sobre a biblioteca universitária das universidades federais da região nordeste do Brasil. In: Anais... do XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO-FEBAB. 2017. SOUZA, Ivaniza Oschelski de. Estudo de usuários da Biblioteca Pública Municipal de Sertão Santana. Porto Alegre: UFRGS, 2016.
SOUZA, Thayane Carolliny Ribeiro. Marketing de relacionamento: Estudo de práticas utilizadas em uma empresa do comércio varejista de baterias. Criciúma – SC: UNESC, 2018.
STATISTA. Global social networks ranked by number of users 2017. Hamburgo, 2017. Disponível em: < https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networksranked-by-number-of-users/ >. Acesso em: 19 set. 2019.
TOTTI, Flaviana (Org). Marketing eletrônico e internacional. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. We Are Social. (2018). Digital in 2018: world’s Internet users pass the 4 billion mark. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018. Acesso em: 5 jan. 2019.