DESENVOLVIMENTO DE MODELOS EXPERIMENTAIS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE VIAS DE ACESSOS VASCULARES PROFUNDOS ARTESANAIS

Autores

  • Labibe Manoela Melo Cavalcante Centro Universitário Tiradentes
  • Ernann Tenório de Albuquerque Filho Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Acesso intravascular, cateter central, modelo artesanal.

Resumo

É fundamental a capacitação técnica para a classe médica na obtenção de acessos venosos profundos no que tange o desenvolvimento de habilidades em procedimentos invasivos, com intuito de familiarização desse com a técnica adequada, suas indicações, contraindicações e complicações.  Assim, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2014), a aplicação de simuladores em especial potencial na área de saúde tornou-se bastante usual para capacitação, como alternativa ao aprendizado apenas no paciente, embora ainda se sustentem de preços elevados na sua aquisição.Objetiva-se desenvolver modelos empíricos artesanais, de baixo custo, que reproduzam de maneira satisfatória as referências anatômicas análogas ao corpo humano, possibilitando adequadamente a simulação e desenvolvimento de habilidades em punções venosas profundas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FARIAS, P. et al.; Nova técnica para treinamento em acessos vasculares guiados por ultrassom utilizando modelo de tecido animal. Jornal Vascular Brasileiro. 2012, Vol. 11, Nº1

AMATO, J.T.A. et al.; Treinamento de punção ecoguiada em modelo de gelatina. Jornal Vascular

Brasileiro. 2015.

CARLOTTI, A.P.C.P. Acesso vascular. Medicina. 2012;45(2):208-14.

MAFFEI, C.M.L; TRONCON, L.E.A.; A Incorporação de Recursos de Simulação no Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Medicina, Ribeirão Preto,153-61, abr./jun. 2007.

ESTRELA, J. R. S. S.; Modelo cirúrgico experimental de drenagem torácica fechada aplicado em treinamento de estudantes de medicina. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina da Bahia, 2012.

RABONI, E. et al.; Infecções em cateteres venosos centrais de longa permanência: revisão da literatura. Jornal Vascular Brasileiro. 2010;9(1):46-50.

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de Junho de 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Melo Cavalcante, L. M., & Filho, E. T. . de A. (2020). DESENVOLVIMENTO DE MODELOS EXPERIMENTAIS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE VIAS DE ACESSOS VASCULARES PROFUNDOS ARTESANAIS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8534

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC