NÍVEIS DE ESTRESSE EM ALUNOS DO 1º E 8º PERÍODO DE DIREITO NA UNIT-AL.

Autores

  • Lucas Claudionor de Carvalho Araújo Centro Universitário Tiradentes - Alagoas

Resumo

RESUMO: Introdução: O estresse está presente em todas as situações que o indivíduo precisa se adaptar a determinada mudança de sua vida, como é o caso da jornada acadêmica. No ambiente acadêmico, os estudantes universitários passam por momentos de mudança, desenvolvimento, frustações, crescimento, temores e angústias, o que contribui para o aparecimento de distúrbios patológicos ligados a problemática do estresse universitário. O curso de Direito exige muita dedicação do estudante. Nos primeiros semestres, o aluno se depara com teorias e nos últimos períodos, são ministradas aulas práticas com simulações de julgamentos, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do estágio obrigatório e a preparação para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Objetivos: No objetivo geral iremos analisar o nível de estresse entre os alunos no 1º e no 8º período do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes, já como objetivos específicos iremos comparar os níveis de estresse entre os alunos dos diferentes períodos; identificar os sintomas do estresse apresentados pelos alunos e verificar os fatores que levam esses alunos ao mesmo. Metodologia: Iniciou-se o projeto realizando pesquisa de cunho explicativo e descritivo, tendo como base pesquisas bibliográficas a partir de livros e artigos científicos encontrados em fontes como, por exemplo, Scielo e PepsiCo, para o embasamento teórico. Além do embasamento teórico, realizamos um levantamento de campo a partir de um questionário contendo 10 (Dez) questões de múltipla escolha. Anteriormente a aplicação deste, houve o conhecimento do projeto através do Termo de Consentimento de Livre Esclarecimento (TCLE). Dessa forma, aplicamos o questionário sobre o nível de estresse em 30 (trinta) alunos do curso de Direito, sendo 15 (quinze) do 1º período e 15 (quinze) do 8º período, com as respostas obtidas nos questionários, listamos as de mais relevância para responder os nossos objetivos. Resultados: Resultados iniciais apontaram que 53% do dos acadêmicos possuíam o sexo feminino e 47% o sexo masculino e dentro da amostra, 80% afirmou estar solteiro. Ao questionar se as incertezas oriundas do fim da graduação ocasionam estresse ou potencializam o existente, em ambos os períodos, 80% dos sujeitos responderam que sim. Já na questão se a metodologia educacional da Unit/AL para o curso de Direito é um fator eliciador de estresse, 73% do total de entrevistados afirmou que não, sendo 87% do 1º período e 60% do 8º período. No item que pedia para descrever como se sentiam quando estavam estressados, 18% dos estudantes do oitavo período responderam que se sentiam cansados com mais frequência e menos empático com o próximo, já 21% dos alunos do primeiro período citaram sentir mais ansiedade. Conclusão: O estresse em nível elevado está presente em ambos os períodos, porém percebe-se que os motivos que levam a esse estado são distintos. Os sujeitos submetidos à pesquisa apresentavam como principais sintomas do estresse a irritação e a impaciência e foi possível perceber melhor os fatores estressantes do cotidiano acadêmico dos estudantes de Direito.

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Publicado

2020-08-13

Como Citar

Araújo, L. C. de C. (2020). NÍVEIS DE ESTRESSE EM ALUNOS DO 1º E 8º PERÍODO DE DIREITO NA UNIT-AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8513

Edição

Seção

Disciplinas de Práticas de Pesquisa, Práticas Extensionistas e IESC