ABORDAGEM POLIFÁSICA NA IDENTIFICAÇÃO DE LEVEDURAS DE INTERESSE MÉDICO Candida spp. E Cryptococcus neoformans

Autores

  • Brunna souza Araujo Universidade Tiradentes- AL
  • Shayanny Andryelly André
  • Daiane Silva
  • Martyanne Sousa
  • Anilda Santos

Palavras-chave:

Candidíase, Criptococose, Micose.

Resumo

Introdução: A identificação de fungos se baseia nas observações das característica macroscópicas e microscópicas. Todavia, há uma grande dificuldade na identificação/classificação de fungos baseados somente nesses critérios. Por isso, é necessário fazer o uso de testes bioquímicos e moleculares que contribuem para a identificação do fungo e também no entendimento das relações filogenéticas entre espécies. As leveduras dos gêneros Candida e Cryptococcus são os principais fungos causadores de micoses em humanos. Candidíase é uma infecção primária ou secundária envolvendo as espécies do gênero Candida. Criptococose é uma infecção subaguda ou crônica de comprometimento pulmonar, sistêmico e, principalmente, do sistema nervoso central, causada pelo Cryptococcus neoformans. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo compreender os métodos que possibilitam e/ou auxiliam na identificação de amostras clínicas de pacientes com suspeita de doença causada por fungo (micose).Materiais e Métodos: Os ensaios foram realizados no Laboratório de microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP), assim como as amostras de mucosa oral e líquor, foram fornecidas pelo mesmo. As leveduras foram obtidas em cultura de Ágar Sabouraud e identificadas utilizando-se técnicas clássicas: exame direto da amostra, aspectos macro e microscópicos das colônias em meio de cultura, teste de urease, zimograma (glicose, lactose e maltose),  auxanograma (sacarose, maltose, celobiose, xilose, inositol, trealose, rafinose, peptona e Nitrato de potássio) e tubo germinativo. Resultados: O exame direto da amostra da mucosa oral evidenciou elementos leveduriformes comuns a todas as espécies de Candida. Já a amostra de líquor com tinta nanquim mostrou células capsuladas isoladas ou com brotamento, sugestivo de Cryptococcus. No teste de urease, verificamos positivo para Cryptococcus e negativo para Candida, já em tubo germinativo, positivo para Candida e negativo para Cryptococcus. No zimograma para Candida, houve fermentação apenas no tubo de glicose, já no zimograma para Cryptococcus não houve fermentação em nenhum dos meios. No auxanograma para Cryptococcus houve a observação de halo indicativo de assimilação em todos os meios de açúcares, exceto no meio que continha Nitrato de potássioe para Candida houve halo de assimilação nos meios Sacarose, Maltose, Trealose, Rafinose, Xilose, e negativo nos demais. Conclusão: Os métodos utilizados permitiram identificar nas amostras de mucosa oral e líquor as leveduras Candida albicans e Cryptococcus neoformans, respectivamente. Além de mostrar a importância da abordagem polifásica nas realizações das práticas, a utilização desses testes possibilitou um maior entendimento de suas práticas, abordadas durante o estudo, com isso, observamos o valor de cada teste para um resultado mais preciso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROOKS, Geo. F. et al. Microbiologia médica de Jawetz, Melnick e Adelberg. 26. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

PEIXOTO, Juliana Vieira. Candidíase: Uma revisão de literatura. Minas Gerais, V.8,n.2,pp.75-82, set./nov. 2014.

VALLE, A. C. F. et al. Micoses superficiais e cut‚neas. In: COURA, J. R. Dinâmica das doenças infecciosas e parasit·rias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Araujo, B. souza, André, S. A., Silva, D., Sousa, M., & Santos, A. (2020). ABORDAGEM POLIFÁSICA NA IDENTIFICAÇÃO DE LEVEDURAS DE INTERESSE MÉDICO Candida spp. E Cryptococcus neoformans. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8502

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas