Análise Crítica da Política Nacional de Resíduos Sólidos: principais pontos e aplicabilidade.

Autores

  • Flávia Michelle Sampaio da Silva UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

gestão de resíduos sólidos, integração, problemas ambientais

Resumo

Sendo um dos aspectos mais relevantes dentro de uma sociedade, as leis servem para manter a harmonia e boa convivência dentro de determinada sociedade. Porém, o sucesso para aplicação de uma lei depende de fatores que estão além do âmbito jurídico, como no caso da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está fortemente atrelada à educação ambiental, uma vez que, como a lei institui o ponto de partida para a adequada gestão de resíduos sólidos é a não geração destes. O presente trabalho trata-se de uma análise crítica referente à Lei 12.305 – PNRS, que aliada à Política Nacional de Educação Ambiental – Lei Federal 9.795, almeja solucionar problemas ambientais e buscar uma melhor forma de manejo e gestão de resíduos sólidos, e reflete sobre alguns pontos imprescindíveis de tal política (de resíduos sólidos), como a necessidade de sua integração entre os setores municipais e estaduais. O principal objetivo do trabalho é explanar acerca de principais conceitos (tais como coleta seletiva, reciclagem e logística reversa) previstos em lei, além de fazer uma abordagem reflexiva sobre sua aplicabilidade e quais suas vantagens e desvantagens, mostrando dessa forma um panorama adequado para o devido funcionamento da PNRS, além de identificar a principal necessidade para sua aplicação e o panorama da crescente geração de resíduos, decorrente da evolução dos padrões de consumo. Posto que se trata de uma lei, é importante que o conceito de lei e seus objetivos também sejam esclarecidos, para melhor entendimento do público. Para a realização de tal trabalho foram realizadas várias pesquisas acadêmicas em sites (principalmente governamentais) e artigos científicos, mas nenhuma pesquisa prática foi realizada, uma vez que o trabalho se restringe ao campo teórico, sendo fomentado pela análise da lei. Dentro desse contexto, encontra-se uma diversidade de fatores que inibem a eficácia da implantação da PNRS, onde os principais entraves são a dificuldade de integração da política e a adequação da população e órgãos gestores às corretas ações propostas pela Lei para facilitação da aplicação desta, a falta de educação ambiental, os exagerados e crescentes padrões de consumo, a obsolescência dos bens consumidos, o panorama de estados que possuem um sistema de tratamento de resíduos (comumente aterros sanitários) legalmente reconhecido e correto, e os altos custos para implantação dos procedimentos adequados para o tratamento de resíduos. Logo, apesar da formulação da lei e de sua vigência, ainda há um longo caminho a ser percorrido, para que se alcance os resultados esperados e ambientalmente adequados que se deseja com a implementação da PNRS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ministério Meio Ambiente. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos>. Acessado em: 25, ago, 2016.

Portal de Resíduos Sólidos. Lei 12.305 – Política Nacional de Resíduos Sólidos. 11/05/2013. Disponível em: <http://www.portalresiduossolidos.com/lei-12-3052010-politica-nacional-de-residuos-solidos/>. Acessado em: 27, ago, 2016.

Geraldino, Rogério. PNRS, Logística Reversa e Meio Ambiente: Visão Prática e Vantagens. 22/09/2014. Disponível em: <http://ciranda.me/strada/strada-express/post/pnrs-logistica-reversa-e-meio-ambiente-visao-pratica-e-vantagens>. Acessado em: 26, ago, 2016.

GOUVEIA, Nelson. Resíduos Sólidos Urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

da Silva, F. M. S. (2020). Análise Crítica da Política Nacional de Resíduos Sólidos: principais pontos e aplicabilidade. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8487

Edição

Seção

Ciências Exatas