SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REALIDADE ENFRENTADA POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE MACEIÓ/AL.

Autores

  • Yhasmim Patrícia Marinho Leite Graduanda em Psicologia do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Rayanna Isabelly dos Santos Martins Graduanda em Psicologia do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Madson Alan Maximiano Barreto Graduado em Psicologia do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli Professor Dr. do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes/AL.

Palavras-chave:

Burnout, Profissão, Professores.

Resumo

Yhasmim Patrícia Marinho Leite1Probic/UNIT, e-mail: marinhoyhasmim@gmail.com

Rayanna Isabelly dos Santos Martins 1 e-mail: rhy.martins@gmail.com

Madson Alan Maximiano-Barreto 2 (Co-orientador), e-mail: mmaximianopsi@gmail.com

André Fernando de Oliveira Fermoseli3 (Orientador), e-mail: afermoseli@hotmail.com

 

Centro Universitário Tiradentes[1]/Psicologia/Alagoas, AL.

 

INTRODUÇÃO: Considerando que o ambiente educacional é precário e existe pouca valorização socioeconômica e política dos profissionais da educação brasileira, é evidente que os professores da escola pública podem apresentar mais vulnerabilidade quando pensamos em saúde referente ao ambiente laboral. Com isso algumas doenças, físicas e mentais podem ser desencadeadas ao passar dos anos. A síndrome de burnout (SB) pode ser uma delas, por se tratar de uma doença que está diretamente relacionada ao meio laboral e ao estresse crônico, gerando esgotamento profissional e desejo de abandonar a profissão. OBJETIVO: Apresentar à prevalência da síndrome de burnout em professores da rede pública em Maceió/AL. METODOLOGIA: Refere-se à um estudo descritivo realizado em nove escolas públicas da cidade de Maceió/AL. A amostra foi composta por 70 professores. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: um questionário semiestruturado e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram desta pesquisa 70 professores de forma voluntária com idade entre 28 e 62 anos, (X̅= 40,5; DP = ±14,25). Os resultados apresentam uma prevalência de 76% de indivíduos do sexo feminino, 67% com mais de dez anos de atuação na profissão, 60% casadas e residentes na parte alta da cidade de Maceió/AL. No que concerne à carga horária de trabalho, apresenta máxima de 60h semanais e mínimo 10h. Quanto à satisfação dos pesquisados pela sua atual profissão 50% responderam sim, 22,8% responderam não e 27,1% responderam mais ou menos, destes, 32,8% encontram-se realizados profissionalmente. Quanto ao rastreio da SB, 53% encontra-se na fase inicial, 20% começou a se instalar, 17% com possibilidade de desenvolver, 9% na fase muito considerável e 1% não apresenta indicio do acometimento desta. CONCLUSÂO: Os dados obtidos nesta pesquisa, permitem perceber que a maioria destes profissionais da educação, têm consideráveis probabilidades de desencadeamento da SB, visto que, os professores têm um papel de grande importância social, na construção ética e moral de seus alunos, porém a falta de reconhecimento profissional, como: baixos salários, carga horária exaustiva, ambientes laborais precários, falta de respeito em sua maioria dos pais e alunos, gera desmotivação e consequentemente a falta de realização profissional, contribuindo para o desenvolvimento de doenças físicas e psíquicas.  

 

Palavras-chave: Burnout, Profissão, Professores.

 

Agradecimento: É relevante o grande apoio e incentivo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, que proporcionou a bolsa de iniciação cientifica (Probic), para a realização deste projeto. As escolas que abriram suas portas permitindo a realização desta pesquisa e aos professores que voluntariamente se propuseram dedicar alguns minutos do seu tempo de descanso para colaborar.

 

ABSTRACT: INTRODUCTION: Considering that the educational environment is precarious and there is little socioeconomic and political value, it is evident that public school teachers may be more vulnerable when we think about health related to the work environment. With this, some physical and mental illnesses can trigger over the years, burnout syndrome (SB) can be one of them, because it is a disease that is directly related to the work environment and chronic stress, generating professional exhaustion and desire to leave the profession. OBJECTIVE: to present the probabilistic results of prevalence of burnout syndrome, found in public school teachers in the city of Maceió/AL. METHODOLOGY: refers to a cross-sectional study carried out in nine public schools in the city of Maceió/AL so volunteer, consisting of a sample 70 teachers. It was used for data collection a semi-structured socio-economic survey and the Maslach Burnout inventory (MBI) of. RESULTS AND DISCUSSION: Participated in this research 70 teachers aged between 28 and 62 years, (X̅ = 40.5; DP = ± 14.25). The results show a prevalence of 76% of females, 67% with over ten years of experience in the profession, 60% married and residents in the high part of the city of Maceió/AL. With regard to working hours, presents weekly minimum and maximum 60 h 10:00. As for the satisfaction of surveyed by your current profession 50% responded yes, 22.8% answered no and 27.1% responded more or less, of these, 32.8% are carried out professionally. As for the screening of SB, 53% is in the initial phase, 20% started to install, 17% with the possibility of developing, 9% very important phase and 1% does not present evidence of the involvement of this. CONCLUSION: The data obtained in this research, allow you to realize that most of these education professionals, have considerable chance of triggering of the SB, because teachers have a role of great social importance, on ethics and moral construction of his students, but the lack of professional recognition, raises motivation and, consequently, the lack of professional achievement.

 

Keywords: Burnout, profession, Teachers.

 

Acknowledgements: Is relevant the great support and encouragement of the Centro Universitário Tiradentes-UNIT, which provided the scientific initiation scholarship (Probic), for the realization of this project. The schools opened their doors allowing the achievement of this research and to teachers who voluntarily proposed to dedicate a few minutes of your time to collaborate.

 


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Referências

CAVALHEIRO, G; TOLFO, S. R. Trabalho e depressão: um estudo com profissionais afastados do ambiente laboral. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, 2011. p. 241-249. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusf/v16n2/v16n2a13.pdf >. Acesso em: 25 Out/2017.

CHAVES, R. N. Síndrome de burnout como ameaça à saúde do professor: identificação dos fatores de risco em docentes de uma Escola Primária Municipal de Vitória da Conquista – BA. C&D-Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, v.6, n.1, p.160-171, jan./jun. 2013. Disponível em: Acesso em: 31 Dez/2017.

GOMES, A. P. R; QUINTÃO, S. R. Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em Professores. Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crônicas. 2011. p.336. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v29n2/v29n2a10.pdf> Acesso em: 27 Out/2017.

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Publicado

2020-08-13

Como Citar

Leite, Y. . P. M., Martins, R. I. dos S., Barreto, M. A. M., & Fermoseli, A. F. de O. (2020). SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REALIDADE ENFRENTADA POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE MACEIÓ/AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8479

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC