HIDROCINESIOTERAPIA CORRELACIONADA COM CINESIOTERAPIA PARA TRATAMENTO DE SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Tatiane Almeida Barros Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Aryanno Teixeira dos Santos Ferreira Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • José Augusto Gomes Silva Júnior Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Priscila Helena Vanin Alves de Souza Matias Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Crianças, Hidroterapia, Síndrome de Down

Resumo

Introdução: Considerando o conjunto de características clínicas distintas da Síndrome de Down (SD) deve ser ressaltada a presença de alterações no sistema sensório motor contribuindo para os déficits do controle motor e do equilíbrio postural. Outra característica clínica relevante é a hipotonia muscular, contribuindo para os atrasos da aquisição dos marcos motores. Sendo assim a criança com SD necessita de uma intervenção precoce e que possibilite a experiência motora de maneira diversificada. A fisioterapia aquática utiliza os princípios físicos e termodinâmicos que garantem tratamento para reabilitação neurofuncional (TOBLE, A.M., et. al, 2013). Advindos da imersão do corpo em piscina aquecida, estabelecendo a consciência corporal e reeducação muscular, promovendo estímulos para o sistema sensório-motor e adequando o tônus muscular (DIMITRIJEVIC, L. et. al., 2012), gerando força e equilíbrio (CARVALHO, D. R. et. al. 2012). O efeito da água no sistema muscular está relacionado com a pressão hidrostática e a adequação do tônus, favorecendo assim a eliminação de edemas e de lactatos, além de diminuir o impacto das articulações durante os exercícios. Objetivo: Abordar a importância da intervenção da fisioterapia aquática para as crianças com Síndrome de Down. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Lilacs, SciELO, Medline e PeDro, utilizando as palavras-chaves: Síndrome de Down, hidroterapia e crianças. Considerando como critérios de inclusão, artigos que abordassem a intervenção da fisioterapia aquática em crianças com SD publicados na língua portuguesa e inglesa, entre os anos de 1996 a 2016. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão de literatura e de intervenção da fisioterapia aquática em adultos com SD. Após a leitura dos artigos, foi realizada uma leitura crítica de revisão bibliográfica de todo material encontrado. Resultados: Através do cruzamento das palavras-chaves, foram encontrados 3 artigos, sendo 2 no Lilacs e 1 no SciELO, não foi encontrado artigos nas bases de dados Medline e PeDro. Dos artigos encontrados, 2 abordaram estudo de caso, onde analisou o tratamento utilizando a cinesioterapia e a hidrocinesioterapia em crianças com SD e 1 estudo abordou a hidroterapia na SD utilizando os princípios mecânicos dos fluídos. Conclusão: Apesar das evidências clinicas sobre a importância da fisioterapia aquática no tratamento da criança com SD, a literatura ainda é muito escassa. Portanto, a realização de mais estudos clínicos são necessários para que possamos definir a intervenção mais assertiva para os possíveis déficits no desenvolvimento dessas crianças, colaborando para a independência funcional e favorecendo suas atividades de vida diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Almeida Barros, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Fisioterapia

Aryanno Teixeira dos Santos Ferreira, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Fisioterapia

José Augusto Gomes Silva Júnior, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Fisioterapia

Priscila Helena Vanin Alves de Souza Matias, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Fisioterapia

Referências

CARVALHO, D. R. et. al. Avaliação da capacidade funcional de exercício no ambiente aquático. Fisioter Pesq. v. 22, n. 4, p. 355-362. 2015.

DIMITRIJEVIC, L. et. al. The effect of aquatic intervention on the gross motor function and aquatic skills in children with cerebral. Journal of Human Kinetics. v. 32, p. 167-174. 2012.

GIMENES, R. O. et. al. A hidroterapia na Síndrome de Down: uma abordagem baseada na mecânica dos fluídos. Mundo saúde; 28 (4): 475-477, out- dez. 2004.

GUIMARÃES, G. P. et. al., Hidroterapia na Síndrome de Down. Fisioter. Mov. Curitiba. v. 8, n. 2: p. 54- 62, 1996.

MORAIS, K. D. W. et. al. Profile os physiotherapy intervention for Down syndrome children. Fisioter. Mov. Curitiba, v. 29, n. 4, p. 693-701, 2016.

TOBLE, A. L. et. al. Hidrocinesioterapia no tratamento fisioterapêutico de um lactente com Síndrome de Down: estudo de caso. Fisioter. Mov. Curitiba, v. 26, n. 1. p. 231-238, 2013.

TRINDADE, A. S.; NASCIMENTO, M. A. Avaliação do desenvolvimento motor em crianças com síndrome de down. Ver. Bras. Ed. Esp. Marília, v 22, n. 4, p. 577-588. Marília, 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Barros, T. A., Ferreira, A. T. dos S., Júnior, J. A. G. S., & Matias, P. H. V. A. de S. (2020). HIDROCINESIOTERAPIA CORRELACIONADA COM CINESIOTERAPIA PARA TRATAMENTO DE SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO SISTEMÁTICA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8457

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas