HIDROCINESIOTERAPIA COMO INTERVENÇÃO NO TRATAMENTO DO EQUILIBRIO POSTURAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA.
Palavras-chave:
Fisioterapia, Hidroterapia e PosturaResumo
Introdução: A hidrocinesioterapia utiliza os princípios físicos e termodinâmicos advindos da imersão do corpo em piscina aquecida, melhorando a consciência dos movimentos do corpo, melhorando o sistema respiratória e reeducação muscular, promovendo estímulos para o sistema sensório- motor e adequando o tônus muscular (GORTER e CURRIE, 2011). Diversas disfunções apresentam alteração no equilíbrio postural e, como conseqüência, os indivíduos apresentam déficits no desempenho funcional, dificultando as realizações das atividades de vida diária (AVD) (JACQUES et. al., 2010). Objetivo: Abordar a importância da hidrocinesioterpia na aquisição e melhora do equilíbrio postural em criança e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Lilacs, SciELO, MedLine e PEDro, utilizando os descritores de acordo com os descritores de ciência na saúde (Decs), considerando como critérios de inclusão artigos de ensaios clínicos que abordassem a fisioterapia aquática na aquisição e melhora do equilíbrio postural de crianças e adolescentes, publicados em língua portuguesa e inglesa entre os anos de 1996 a 2016. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão de literatura e que abordassem a fisioterapia aquática no equilíbrio postural de adultos. Após a busca da revisão bibliográfica dos artigos, foi realizada uma leitura crítica e sistemática de todos os encontrados. Resultados: Foram encontrados 182 artigos, através de todo o cruzamento possível das palavras chaves: Hidroterapia, Equilíbrio postural e Fisioterapia, dos quais 24 na Lilacs, 31 na SciELO, 94 na MedLine e 33 na PEDro. Apresentaram potencial de inclusão 13 artigos dos quais apenas cinco artigos corroboravam com objetivo desse estudo. Foi encontrado um estudo que abordava a relação do equilíbrio postural da criança com encefalopatia crônica não progressiva da infância (ECNPI) e um artigo que avaliou a melhora da funcionalidade da criança com ECNPI através de exercícios aquáticos aeróbicos. Também foi selecionado, um artigo que analisou a influência da hidrocinesioterapia em uma criança com Síndrome Down, um que avaliou um programa de fisioterapia aquática para crianças com diferentes disfunções e, um que avaliou os benefícios clínicos da hidrocinesioterapia para crianças com autismo. Conclusão: Apesar das evidências clínicas dos benefícios da hidrocinesioterpia para o equilíbrio postural das crianças e adolescentes, principalmente com a propriedade física pressão hidrostática e o empuxo, a literatura referente ao tema ainda é muito escassa. Portanto, mais estudos de ensaios clínicos são necessários para avaliar a aplicabilidade da fisioterapia aquática, bem como, quais métodos seriam mais adequados para aquisição e melhora do equilíbrio postural das crianças e adolescentes.
Downloads
Referências
DIMITRIJEVIĆ, Lidija et al. The Effect of Aquatic Intervention on the Gross Motor Function and Aquatic Skills in Children with Cerebral Palsy. Journal of Human Kinetics, v. 32, 167-174, 2012.
FRAGALA-PINKHAM Maria; O'NEIL Margaret E.; HALEY Stephen M. Summative evaluation of a pilot aquatic exercise program for children with disabilities. Disabil Health J;3 (3):16270, Jul 2010.
Gorter, Jan W.; Currie, S. J. Aquatic Exercise Programs for Children and Adolescents with Cerebral Palsy: What Do We Know and Where Do We Go? International Journal of Pediatrics, 2011,
JACQUES, Karoline de Carvalho. et al. Effectiveness of the hydrotherapy in children with chronic encephalopathy no progressive of the childhood: a systematic review. Fisioter. Mov. (Impr.), Curitiba, v. 23, n. 1, p. 53-61, Mar. 2010 .
RETAREKAR Runzun.; FRAGALA-PINKHAM Maria A.; Townsend Elise L. Effects of aquatic aerobic exercise for a child with cerebral palsy: singlesubject design. Pediatr Phys
Ther;21(4):33644, 2009.
TOBLE, Aline M. et al. Hidrocinesioterapia no tratamento fisioterapêutico de um lactente com Síndrome de Down: estudo de caso. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 26, n. 1, p. 231-238, jan./mar. 2013
VONDER HULLS Darcy S.; WALKER Lisa K.; POWELL Janet M. Clinicians' perceptions of the benefits of aquatic therapy for young children with autism: a preliminary study. Phys Occup Ther
Pediatr;26(12):1322, 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.