TRANSTORNOS AFETIVOS ACOMETIDO EM IDOSOS DE MACEIÓ – AL

Autores

  • klayne cristiane martins Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Iago Moura Aguiar Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Madson Alan Maximiano-Barreto Mestrando em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli Doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP e Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes, Maceió/AL, Brasil.

Palavras-chave:

Ansiedade, Desigualdade social, Idosos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A ansiedade é um transtorno afetivo de distribuição global, que atinge indivíduos de ambos os sexos, com maior incidência em mulheres, e em todas as idades, com avanço na senescência. Ela tem como principais características clínicas a alteração no humor, irritabilidade; alterações cardíacas, palpitações e taquicardia; acometimento do aparelho respiratório, com a presença de dispneia e taquipneia e gastrointestinais. OBJETIVO: Identificar a prevalência da ansiedade entre idosos atendidos nas redes de saúde de Maceió – AL. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, com amostra por conveniência e intencional. O trabalho contou com a participação de 171 idosos, divididos em dois grupos, onde o grupo (G1) é composto por 85 idosos atendidos em uma rede privada de saúde e o (G2) possui 86 idosos atendidos em uma rede pública. A presente survey foi desenvolvida com o uso dos instrumentos Inventário Geriátrico de Ansiedade (GAI) e um questionário socioeconômico. O trabalho teve aprovação do Comitê de Ética (parecer nº 1.904.318). RESULTADOS E DISCUSSÃO: No que tange ao acometimento de Ansiedade pelo GAI nesses 171 idosos, teve-se que (n = 58) indivíduos tinham ansiedade, com a distribuição em (n = 40) para ansiedade leve/moderada e o restante (n =18) com ansiedade grave. Na divisão dos grupos, o G1 obteve 17 pacientes com ansiedade, destes, 13 com ansiedade leve/moderada e quatro com ansiedade grave, ao passo que no G2 41 idosos apresentaram ansiedades, destes, (n = 27) eram ansiedade leve/moderada e (n= 14), grave. Notou-se com a divisão dos pacientes em dois grupos que aquele com maior suporte financeiro, no caso G2, que tem acompanhamento especializado em uma clínica geriátrica e gerontológica, possui um fator protetor contra o aparecimento de tal patologia, quer seja por ter mais fácil acesso a medicamentos, por poder fazer um tratamento holístico multiprofissional mais efetivo, por ter uma condição financeira mais favorável, que dá uma tranquilidade quanto a fatores de educação da família e alimentar, ou até pelo estado da doença estar mascarado pelo uso correto e amplo de medicações. Além de fator protetor contra a incidência da doença, o G2 também teve menor número relativo de pacientes com ansiedade grave, ou seja, tem melhor controle na progressão da patologia. CONCLUSÃO: Conclui-se, após realização deste trabalho, que o fator renda e o tratamento especializado em uma clínica particular atuam contra o aparecimento da patologia. Notou-se haver pouco estudo sobre a temática na cidade de Maceió, e por isso deve haver maiores estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Moura Aguiar, Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

MAXIMIANO-BARRETO, Madson Alan et al. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA vis-à-vis QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE PARKINSON. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 6, n. 1, p. 95-104, 2017.


BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM IDOSOS DA COMUNIDADE SANTO ONOFRE EM MACEIÓ-AL. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 47, 2017.

Madson Alan Maximiano-Barreto, Mestrando em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NA UNIDADE BASICA DE SAÚDE-UBS. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 3, p. 227, 2017.

BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM IDOSOS DA COMUNIDADE SANTO ONOFRE EM MACEIÓ-AL. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 47, 2017.

MAXIMIANO-BARRETO, Madson Alan et al. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA vis-à-vis QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE PARKINSON. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 6, n. 1, p. 95-104, 2017.


BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. AS CONSEQUÊNCIAS DA DIMINUIÇÃO DE DOPAMINA PRODUZIDA NA SUBSTÂNCIA NIGRA: UMA BREVE REFLEXÃO. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 83-90, 2015.

André Fernando de Oliveira Fermoseli, Doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP e Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes, Maceió/AL, Brasil.

BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM IDOSOS DA COMUNIDADE SANTO ONOFRE EM MACEIÓ-AL. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 47, 2017.

MAXIMIANO-BARRETO, Madson Alan et al. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA vis-à-vis QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE PARKINSON. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 6, n. 1, p. 95-104, 2017.


BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. AS CONSEQUÊNCIAS DA DIMINUIÇÃO DE DOPAMINA PRODUZIDA NA SUBSTÂNCIA NIGRA: UMA BREVE REFLEXÃO. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 83-90, 2015.  SANTOS, Yrlan Henrique dos Santos Costa et al. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 1, p. 213-226, 2014.


MONTEIRO, Daniel Henrique Machado; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. MUSICOTERAPIA: CONTRIBUIÇÃO COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA NO AUXILIO A TRATAMENTOS DE PATOLOGIAS ADVERSAS INSERIDAS NO ÂMBITO DA SAÚDE. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 2, p. 91-110, 2014.
DE SOUZA, Johseph Paballo Gomes et al. INTERFACE CÉREBRO–MÁQUINA (ICM): DA TRANSDUÇÃO DO ESTÍMULO EXTERNO EM IMPULSO NERVOSO A TRADUÇÃO EM COMANDOS DIGITAIS. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 1, p. 139-152, 2015.
DE MELO, Jacyara Farias; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. TDAH E INSONIA: ASPECTOS NEUROFISIOLÓGICOS E POSSÍVEIS RELAÇÕES. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 169, 2017.


MARINHO, Rafaella Suruagy Lima et al. A problemática dos resíduos encontrados nas praias urbanas de Maceió/Alagoas e suas consequências ambientais. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 1, n. 1, p. 17-26, 2012.


BEZERRA, André Barbosa et al. FATORES CONTINGENCIAIS DO USO DE DROGAS POR CRIANÇA E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 2, p. 199-216, 2014.


GUIMARÃES, Ana Margarida Voss et al. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA SOBRE AS FOBIAS ESPECÍFICAS E A IMPORTÂNCIA DA AJUDA PSICOLÓGICA. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 1, p. 115-128, 2015.


MENDES, Alane Gleydeanne Palhares et al. A percepção da sociedade a respeito dos Idosos que vivem em abrigos em Maceió. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 27, 2017.


DA COSTA, Bruna Sampaio Alves; SOBRINHO, James Prado Pinto; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA PRIMATAS (CEBUS SP.) EM CATIVEIRO. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 1, n. 3, p. 155-166, 2013.


DE SOUZA, Johseph Paballo Gomes; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. Hackeando a aprendizagem: reflexões sobre possibilidades na neurociência. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 2, p. 191-208, 2016.


DE CARVALHO, Denise de Paula Lourenço; RABELO, Iana Dorta Moura; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. EMOÇÃO E RESILIÊNCIA: UMA COMPREENÇÃO NEUROFISIOLÓGICA COM VISTA AO PROCESSO PSICOTERÁPICO. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 13, 2017.


DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando et al. Caracterização comportamental de alunos em escolas de Maceió: comparação entre as percepções de pais e professores. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 1, n. 2, p. 145-164, 2013.

DA SILVA ALMEIDA, Rodrigo et al. INVESTIGAÇÃO DA SATISFAÇÃO CORPORAL EM ACADÊMICOS DA UNIT. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 3, p. 113-130, 2015.

DOS SANTOS JÚNIOR, Jorge Alves et al. RELAÇÃO ENTRE TRAÇOS DE PERSONALIDADE E ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 4, n. 3, p. 51-62, 2016.

SANTOS, Josicleide Silva et al. A RELAÇÃO DA NEUROFISIOLOGIA DO TRANSTORNO DA ANSIEDADE COM A NEUROFISIOLOGIA DO TABACO. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 51, 2017.

FERMOSELI, André. Expediente. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 2, 2014.

FERMOSELI, André Fernando de Oliveira; HIRANO, Zelinda Maria Braga; SANTOS, Wagner Ferreira dos. Extra group copulation in Alouatta caraya (Primates, Atelidae) living on an island of urban forest from southeast São Paulo, Brazil. Revista de Etologia, v. 12, n. 1-2, p. 12-17, 2013.

Referências

DIAS, E. G. et al. Advanced activities of daily living and incidence of cognitive decline in the elderly: the SABE Study. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 8, 2015. p. 1623-1635.

MORAIS, L. M. et al. Indicadores de estresse, ansiedade e depressão de habitantes da Amazônia-Brasil. In: Atas do 10º congresso nacional de psicologia da saúde. 2014. p. 408-414. Disponível em: < https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/74274/2/92740.pdf>. Acesso em 26 out. 2017.

PACHANA, N. A. et al. Development and validation of the Geriatric Anxiety Inventory. International psychogeriatrics, v. 19, n. 1, 2007. p. 103-114.

STERN, C.; MUNN, Z. Atividades de lazer cognitivas e seu papel na prevenção da demência: uma revisão sistemática. International Journal of Evidence-Based Healthcare, v. 8, n. 1, 2010. p. 2-17.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

martins, klayne cristiane, Aguiar, I. M., Maximiano-Barreto, M. A., & Fermoseli, A. F. de O. (2020). TRANSTORNOS AFETIVOS ACOMETIDO EM IDOSOS DE MACEIÓ – AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8448

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas